IFRS – Campus Erechim realiza encontro com o tema “Semana dos povos indígenas: indígenas contemporâneos e narrativas contra coloniais”

Na próxima segunda-feira, dia 17 de abril de 2023, será realizado um encontro, organizado pelo Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), com Pietra Dolamita (Kowawa Kapukaja) tendo como tema “Semana dos povos indígenas: indígenas contemporâneos e narrativas contra coloniais”. Esse encontro acontecerá no Auditório I do IFRS – Campus Erechim, às 8h, 13h30 e 19h.

Depois de 523 anos de resistência e luta pela vida, os povos indígenas do Brasil avançam na busca de direito a vida. São cerca de 305 etnias e falantes de mais de 270 línguas. Os povos indígenas fazem parte do Brasil como os Originários. E neste sentido, buscam continuar reivindicando a escuta, a fala, o fazer no sentido de uma construção de sociedade plural e multiétnica, buscando o pacto do “bem viver” entre as sociedades. Esses povos não estão apenas no passado, estão também no presente pois “o futuro é ancestral.” Contra colonizar é educar e mostrar outras narrativas.

Pietra Dolamita (Kowawa Kapukaja) é Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense / Sorbonne Nouvelle Paris 3, Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (2018), Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2004), e Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Tem experiência na área de Artes, Antropologia, Educação e Educação Escolar Indígena e Direito, tendo como suas principais áreas de atuação: educação indígena, educação ambiental, questões raciais, ações afirmativas e mulheres indígenas.