IFRS – Campus Erechim participa da apresentação do Projeto URITech aos representantes do Ecossistema de Inovação

Representantes do Ecossistema de Inovação de Erechim estiveram reunidos nesta quarta-feira, 13, às 15h30min, no Salão Nobre da URI Erechim, para conhecer um dos maiores projetos de inovação a ser implantado na região: o Centro de Inovação URITech, que terá lugar no Câmpus II da Universidade.

O projeto tem um prazo de cinco anos para ser implementado, com um investimento total de R$ 6 milhões e 400 mil, sendo aproximadamente R$ 4 milhões e 900 mil por parte do Governo Federal, por meio da Finep, a fundo perdido, com o restante sendo investido pela URI Erechim.

O Centro de Inovação terá mais de 1.200 metros quadrados de área e contará com ambiente moderno, atraente e descontraído, contando com espaços específicos para a geração de ideias e novos negócios que farão a diferença para a sociedade.

O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, afirmou que a região será beneficiada com mais este projeto e que esta iniciativa irá proporcionar um novo patamar para a região. O Vice-Prefeito Flávio Tirello e o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Emerson Schelski, destacaram a novidade colocando o Poder Público à disposição para contribuir com a inovação. “Seremos parceiros sempre dessas iniciativas”, resumiu Tirello.

O URITech terá lugar nos Prédios 5 e 6, onde hoje estão localizados, por exemplo, o Auditório e Praça de Alimentação, entre outros serviços da Universidade. No início do ano de 2024, as lideranças do Ecossistema de Inovação, constituído por Sociedade Civil, Governo, Instituições de Ensino e Empresas, serão convidadas para a formação do Conselho de Administrativo do Centro de Inovação, que será o responsável, junto à Equipe Gestora do Projeto, pela condução dos trabalhos a serem desenvolvidos.

O encontro reuniu, ainda, outros atores da Quádrupla Hélice do Ecossistema de Inovação da região, que irão apoiar o projeto, como a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Erechim, INOVA/RS e o Centro de Inovação e Tecnologia de Erechim – CIT.

Além das lideranças acima citadas, estiverem presentes, ainda, o Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz; o Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado; o Coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Alcione Roani; o Assessor de Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica da UFFS, José Mário Vicenzi Grzybowski; o Chefe de Gabinete da Direção-Geral do IFRS – Campus Erechim, Alexandre Malinowski; a Coordenadora Geral do Projeto URITech, Jessie Carvalho Bruhn; o Coordenador de Infraestrutura e Tecnologia do Projeto, Cássio Baratieri; o Coordenador de Inovação e Empreendedorismo do Projeto, Cristiano Vitorino da Silva; a Coordenadora de Obras e Instalações e do Espaço Coworking do Projeto, Sara Roesler; a Coordenadora de Obras e Instalação do Projeto, Diniane Baruffi; o Diretor do Centro de Inovação e Tecnologia de Erechim (CIT), Fabrício de Oliveira; o Gestor de Projetos do Centro de Inovação e Tecnologia de Erechim, Diogo Todeschini; a Coordenadora da Juventude Empreendedora do CIT, Josiani May; e Janaína Mazutti, do Inova RS – Região da Produção e Norte.