IFRS Campus Erechim e Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo dão início ao projeto de extensão “Diferentes Religiões”

Teve início dia 10 e 13 de junho, na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Erechim, o projeto de extensão “diferentes religiões” do IFRS campus Erechim, coordenado pelos professores Miguelângelo Corteze e Giovane Rodrigues Jardim. A Escola pertence à 15ª Coordenadoria Regional de Educação e aceitou a proposta para desenvolver o projeto na perspectiva interdisciplinar com as turmas do nono ano, a 92 no turno da manhã e a 91 da tarde, abrangendo um grupo superior a 40 estudantes.

A Coordenadora de Extensão do IFRS campus Erechim Marlova Balke acompanhou as tratativas com a diretora da escola professora Consuelo Paludo Dal Vesco, juntamente com a professora de Ensino Religioso e Geografia Danuza e o Profesor de História Jackson.

O convite para desenvolver o projeto nesse momento inicial foi para a professora Elisa, que concluiu o curso de História da UFFS/Erechim com o TCC sobre as religiões de matriz afro-brasileiras que conversou com os estudantes durante turno sobre a temática de sua pesquisa.

Os estudantes, depois desse encontro inicial, terão o segundo trimestre, durantes as aulas de religião ou de geografia/história para desenvolver uma pesquisa e apresentar em forma de um seminário o trabalho. Além de um relatório escrito a apresentação vai depender da criatividade de cada grupo, pois poderá ser em forma de painel, teatro, etc.

Os envolvidos, além da avaliação dos três componentes curriculares, receberão um certificado de participação do projeto e também serão convidados a participar em eventos científicos, como é o caso da 8ª JEPEx – Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª Mostra Cultural do Campus Erechim – do IFRS em outubro desse ano.

O objetivo, além de promover a iniciação à pesquisa no ensino fundamental, pretende atender a lei 11.645 de 10 de março de 2008 que trata de garantir espaços no currículo da educação básica sobre a história Afro-Brasileira e Indígena. Ao final, o projeto contempla ainda a elaboração de material didático para ensino religioso da educação básica, nessa temática.