IFRS – Campus Erechim apresenta o documentário “Raízes Negras de Erechim” para turmas do ensino médio

No dia 24 de junho de 2022, ocorreu o lançamento do documentário “Raízes Negras”, no auditório 2 do IFRS – Campus Erechim, sendo que o mesmo foi apresentado em dois horários, na manhã às 10h e a noite às 19h. O evento contou com a presença de mais de 160 pessoas, entre estudantes do ensino médio do curso Técnico em Informática do IFRS – Campus Erechim e da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, do bairro Três Vendas, e também estiveram presentes os participantes e produtores do longa.

O evento foi divulgado e documentado pela equipe do projeto de extensão do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena), enquanto sua organização ficou para o proponente do documentário.

Sobre o projeto Raízes Negras de Erechim, pode-se afirmar que ele nasceu da necessidade de referências sobre a história dos Afro brasileiros, no Alto Uruguai Gaúcho. Foi contemplado pelo Edital de 2021 do Fundo de Apoio à Cultura e as Artes de Erechim- FAACE, sendo, portanto, disponibilizado gratuitamente para a comunidade. Foram utilizadas fontes de autores locais e regionais, documentos e imagens do acervo do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font e fontes orais, que contam suas memórias e as histórias de seus antepassados. O documentário traça uma linha do tempo, iniciando em 1840 quando se identifica a presença de escravizados africanos numa troca comercial de terras, passando por famílias de imigrantes negros, o Clube Treze de Maio e o Movimento Negro em Erechim na atualidade.

Proponente: André Ribeiro
Produção: Lp2vídeos – Léo Pereira.