Grupo de Pesquisa do IFRS – Campus Erechim participa do XIV Seminário Internacional Políticas de la Memoria

Durante os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023, aconteceu o XIV Seminario Internacional Políticas de la Memoria, organizado pelo Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, na Cidade Autônoma de Buenos Aires/Argentina. Esta edição de 2023 teve como tema: 40 Años de Democracia: debates y refleciones desde el presente.

O Grupo de Pesquisa Sítios de Memória e Consciência (IFRS/REBRAPESC) esteve presente com a apresentação de três pesquisas, a saber:

– Virginia Vecchioli, docente da UFSM, participou da mesa temática Educar en y para los derechos humanos. Proyectos, experiencias y desafíos a 40 años de la recuperación de la democracia, onde apresentou o trabalho intitulado: La memoria de la dictadura como política educativa: el programa “La Escuela va a los juicios” en la Argentina”. Virginia Vecchioli também participou da mesa temática Memoria, imagen y entornos digitales: otro territorio en disputa en el escenario Latinoamericano, onde apresentou o trabalho intitulado: Memorias de la violencia, dispositivos de realidad virtual y colectivos de víctimas.

– Giovane Rodrigues Jardim, docente do IFRS – Campus Erechim e doutorando da UFPEL, participou da mesa temática El legado de las comisiones de la verdad para las democracias latinoamericanas: perspectivas para el presente, onde apresentou o trabalho intitulado: El testimonio de víctimas militares ante la Comisión Nacional de la Verdad en Brasil: “Por uma verdade que nos interesse”.

O Seminário Internacional Políticas de la Memoria é realizado desde o ano de 2008 quando o Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti foi criado para a difusão e a promoção da cultural, da educação e dos direitos humanos.

O Grupo de Pesquisa Sítios de Memória e Consciência é uma parceria do IFRS – Campus Erechim com a Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC), compondo um braço acadêmico da International Coalition of Sites of Conscience (ICSC). O grupo se dedica à produção interdisciplinar de pesquisas no âmbito da memória social, direito à cidade, patrimônio cultural, Direitos Humanos e museologia de memórias traumáticas, tendo como pressuposto o direito à memória.

Mais informações em: https://www.rebrapesc.com.br/grupos-de-pesquisa