Gestão de Marca Aplicada na Prática: Criação de Marca e Embalagem para um Produto da Agricultura Familiar.

Você já percebeu que quando necessita de um produto ou serviço específico determinadas marcas vêm rapidamente na sua mente? Não é por acaso que milhares de marcas são facilmente lembradas no mercado. Esse processo de consolidação é chamado de branding ou gestão de marcas, e provavelmente nenhuma dessas marcas teria alcançado o sucesso que tem sem este trabalho.

De acordo com a American Marketing Association (AMA): “Marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor e diferenciá-los dos da concorrência”.

A gestão de marcas, por sua vez, é uma estratégia que tem como objetivo atribuir um significado a uma empresa, produtos ou serviços por meio da criação de um conceito que consiga representar a marca e suas características, bem como a visão, os valores e o diferencial da empresa. Nesse contexto, são atribuições da gestão de marcas a definição do logotipo, símbolos, cor, embalagem e outros elementos que compreendem a identidade visual e irão representar os produtos ou serviços da empresa no mercado.

Com base nos fundamentos conceituais da gestão de marcas, no período de novembro/2021 à janeiro/2022, foi desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Gestão de Produtos e Marcas do curso superior de Tecnologia em Marketing do IFRS Campus de Erechim, em parceria com a EMATER – RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), um projeto de extensão que objetivou criar uma proposta de marca e os elementos que compõem sua identidade visual para os Chás Bioativos comercializados pela Cooperativa de Apicultores Aguassantense – COAPI, do município de Água Santa, Estado do Rio Grande do Sul.

Por meio da aplicação do desing thinking, uma abordagem que busca encontrar soluções criativas e inovadoras para os problemas, focada nas necessidades reais do mercado, os estudantes da disciplina de Gestão de Produtos e Marcas, coordenados pela Professora Francielle Frizzo, desenvolveram três propostas para a Cooperativa.

Cada proposta compreendeu a criação do nome da marca, o logotipo, a imagem ou símbolo, a cor, a embalagem e o rótulo, e buscou representar as características do público-alvo. As imagens a seguir apresentam a identidade visual proposta pelos alunos para os Chás Bioativos da COAPI.

Proposta 01 – Embalagem e Contra-Rótulo

Proposta 02 – Embalagem frente e Verso

Proposta 03 – Embalagem frente e Verso

Como resultado, destaca-se também que este projeto oportunizou aos estudantes uma aplicação prática dos conceitos e teorias trabalhados na disciplina de Gestão de Produtos e Marcas, criando experiência de aprendizagem ao propor soluções inovadoras aos desafios enfrentados pelas organizações locais, neste caso a Cooperativa de Apicultores Aguassantense – COAPI.

O projeto de extensão que é vinculado ao Programa de Apoio à Gestão na Agricultura Familiar (PAGAF), além de contribuir com a cooperativa, também teve como objetivo trazer as demandas reais da comunidade externa para serem trabalhadas em sala de aula, com isso, estudantes tiveram oportunidade de praticar os conceitos apreendidos, tendo assim, uma formação mais ampla.

Referências

BRANDING. American Marketing Association (AMA). Disponível em: https://www.ama.org/topics/branding/. Acesso em 09 de Novembro de 2021.

KOTLER, P.; KELLER, K., L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.