Início do conteúdo

Foto Clube realiza ação social em conjunto à Associação Beneficente Recriando a Vida


No mês de setembro, o clube de fotografia do IFRS – Campus Erechim resolveu colocar em prática as habilidades desenvolvidas durante o ano com a realização de uma saída fotográfica externa, apelidada carinhosamente de Capturando Sorrisos.

Os membros do Foto Clube gentilmente dispuseram-se a fotografar os integrantes da Associação Beneficente Recriando a Vida, uma iniciativa erechinense que oferece atividades no contraturno escolar para crianças e adolescentes em situação vulnerável. A associação não recebe recursos monetários do município e é gerida graças à voluntários, sobrevivendo apenas com doações. Ainda assim, o “Recriando” – como ficou conhecido por aqueles que fazem parte da iniciativa – se configura como uma das associações sociais mais relevantes no cenário erechinense.

Diante disso, o Capturando Sorrisos se estruturou com base num objetivo principal: criar retratos dos integrantes da associação. Satisfatoriamente, o pessoal do Foto Clube extrapolou os limites da proposta e se divertiu à beça com as crianças, que corriam e pulavam diante das câmeras fotográficas. Essa ação social foi muito além de uma simples saída fotográfica, e acabou por tornar-se uma experiência inesquecível para todos os envolvidos, em diversos sentidos. É inegável que um forte vínculo ficou estabelecido entre aqueles que fotografavam e aqueles que desfilavam brincando.

Ao final da saída fotográfica, haviam centenas de fotos sorridentes. As melhores foram selecionadas e enviadas para a Foto Elsa, estúdio fotográfico de Erechim que concordou em fazer parte dessa empreitada e carinhosamente revelou as fotografias oficiais.

Uma vez reveladas, era a hora de colocar as imagens dentro de porta-retratos, cujos moldes tinham sido previamente pintados pelas crianças da associação. Por fim, chegou o dia de entregar à associação as fotografias e os brinquedos doados pela comunidade acadêmica durante a realização de uma campanha que visava um maior envolvimento com a causa. Cada criança recebeu um porta-retrato cuidadosamente montado, embalado junto a guloseimas e bilhetinhos afetuosos. Em troca, o Foto Clube recebeu sorrisos e abraços cheios de meiguice. Com toda a certeza, o Capturando Sorrisos permanecerá no coração dos envolvidos por muito tempo. Fazer parte de uma experiência como essa não tem preço.

Fim do conteúdo