Estudantes do curso técnico em Logística participam de viagem de estudos a Concórdia (SC)

No dia 24 de abril de 2018, estudantes das turmas do 2º, 3º e 4º semestres do curso Técnico em Logística do Campus Erechim realizaram uma viagem de estudos à Coopercarga Logística e à Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), empresas localizadas na cidade de Concórdia, em Santa Catarina.

A visita ocorreu em dois momentos: na Coopercarga Logística, estudantes conheceram as instalações administrativas, onde a supervisora de marketing, Jussara Acordi Loguercio, fez uma apresentação detalhada desde a criação da cooperativa de transportes no ano de 1990, sua evolução e atuação a nível de Brasil, nas áreas de transporte, armazenagem e distribuição.

Na sequência, o gerente do centro de controle operacional Jerry Adriano Longo apresentou as atividades da área com ênfase nas rotinas de captação de cooperados, central de fretes e gestão da frota. A cooperativa conta com aproximadamente 1.700 veículos cooperados, idade média dos veículos de 4 anos, assim como também fazendo a gestão de transportes através da contratação de terceiros para atender a seus clientes, já que atualmente as empresas atuam com estoques menores e/ou nos caminhões. Longo abordou outros aspectos tais como vantagens dos veículos utilizados e mais solicitados em transportes (carretas graneleiras, sider, baús secos e refrigerados, tanques), custos em geral, tarifas de fretes, dentre outros aspectos relacionados.

Por parte da logística de armazenagem, o líder de projetos da cooperativa, Leandro Piola, apresentou outro negócio relacionado a armazenagem e distribuição, atividade desenvolvida desde 2008, e que são realizadas em 3 centros logísticos localizados em Curitiba/PR, Itupeva/SP e Recife/PE, todos utilizando sistema WMS, RFID e estoque via intranet para apoiar as atividades de armazenagem e relacionamento com clientes. Dessa forma, a empresa gera produtividade e rentabilidade nas rotinas de movimentação, controle de estoques, cross docking, transit point, etiquetagem, montagem de kits e distribuição.

A continuação da visita técnica ocorreu na Fabet. A profissional da área de marketing Bárbara Primam fez a recepção e apresentação da estrutura da escola e abordou aspectos de cursos relacionados à formação de profissionais. Através do programa caminhão-escola, realizado em um treinamento intensivo de 25 dias, sendo 10 dias na instituição e 15 dias na estrada, os profissionais conseguem aprimorar sua formação para ter uma melhor atuação em sua nova profissão ou reciclagem. Este curso é oferecido em Concórdia três vezes ao ano e em São Paulo, na filial da instituição, a cada dois meses. Outros cursos também são oferecidos pela Fabet, a exemplo de Gestão de Frotas e treinamentos in company para atender a necessidade de empresas que procuram melhorar sua eficiência, reduzir custos e aumentar a segurança nas atividades diárias.

As visitas permitiram conhecer mais sobre a Coopercarga e a Fabet, o que possibilitou aos estudantes aprofundar seus conhecimentos neste ramo de logística, mais especificamente ligados ao modal rodoviário, bem como relacionar os conceitos teóricos discutidos em diferentes disciplinas do curso com aspectos práticos. As visitas foram acompanhados pelo professor do curso Marcos Cezne.