Estudante do IFRS – Campus Erechim conquista bolsa de estudos nos EUA

A estudante do Curso Superior de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, Rafaela Schoeitzer Elias, foi aprovada para estudar no Snow College em Ephraim no estado de Utah dos Estados Unidos da América.

A seleção iniciou no mês de janeiro/2021, após Publicação do Edital IFRS 001/2021 –  Seleção de estudantes para representar o IFRS no Community College Initiative (CCI) Program, por meio do qual o IFRS selecionou cinco estudantes regularmente matriculados em cursos superiores do IFRS, nas áreas de estudos definidas pelo programa, para concorrerem a bolsas de mobilidade estudantil internacional do Community College Initiative (CCI) Program do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Rafaela ficou classificada em 4º lugar e na sequência concorreu com candidatos de todo o Brasil, no qual foi selecionada, juntamente com outros seis estudantes.

A estudantes receberá uma bolsa de estudos para custear as despesas com suporte ao visto; viagem de ida e volta da cidade de origem para a instituição anfitriã nos Estados Unidos; mensalidade e taxas universitárias obrigatórias; alojamento e alimentação; pequeno subsídio para livros, materiais e despesas acessórias; e cobertura limitada de acidentes e doenças.

O Programa Community College Initiative (CCI), patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA, oferece oportunidades para indivíduos de outros países desenvolverem capacidades de liderança, habilidades profissionais e proficiência em língua inglesa, enquanto estudam em uma faculdade comunitária nos Estados Unidos pelo período de um ano.

Segundo Rafaela, estudante oriunda do ensino público, ela precisou moldar seus objetivos de acordo com sua realidade (seu sonho de infância era ser astronauta), mas relata não ter abandonado seu sonho, hoje aspira desenvolver novas tecnologias capazes de levar comida fresca ao espaço, e para isso, precisou mudar hábitos e direcionar os seus objetivos. Rafaela relata que não foi a primeira vez que tentou uma oportunidade no exterior, mas receber alguns “nãos” foi essencial para amadurecer, identificar os erros, tentar novamente até acertar. Com poucas condições financeiras, estudou inglês sozinha, e também se dedicou a projetos sociais, estágios e monitorias, para fortalecer o currículo. Quando a oportunidade surgiu, estava preparada, e acredita que esse foi o diferencial no momento da seleção. Destaca que o apoio do Coordenador de seu curso, que sempre esteve disponível, foi de suma importância.

Para Rafaela, receber a notícia da seleção foi motivo de grande alegria, se sentiu recompensada pelo esforço dispensado e forte para encarar qualquer desafio. Relata que quando chegar aos EUA, pretende fazer o melhor networking possível, aperfeiçoar o inglês e desenvolver novas habilidades em um ambiente futurista. Também espera inspirar outros estudantes a não desistirem de seus sonhos, desde que seus esforços sejam proporcionais aos seus objetivos.

Segundo o Coordenador do Curso Superior de Engenharia de Alimentos, Wagner Priamo, Rafaela é uma aluna muito dedicada, que está sempre disposta a colaborar, trazendo ideias, ajudando os colegas, além de apresentar um excelente desempenho acadêmico, sendo merecedora de muito sucesso. Wagner destaca que o corpo docente do Curso está muito empolgado e feliz com a oportunidade da Rafaela em conhecer uma nova Instituição, nova cultura, novos colegas e amigos, e quando do seu retorno, compartilhar essa experiência com todos. Avalia a seleção de Rafaela como motivo de orgulho para o IFRS, para o Campus e para o Curso, além de também motivar novos discentes a participarem de futuros intercâmbios.