Espaços de Memórias do IFRS – Campus Erechim: A importância de preservar a memória institucional

O projeto “Espaços de Memórias” foi apresentado na 9ª JEPEX e 3ª Mostra Cultural – IFRS Erechim pela aluna Raquel Vieira da Silva, e orientado pelo coordenador do projeto Professor Miguelângelo Corteze.

Um projeto vinculado ao Núcleo de Memória do IFRS, com o objetivo de promover ações educativas a fim de resgatar e preservar o histórico da instituição e da comunidade local. Por conta do momento de pandemia que se vive, muitas ações não puderam ser realizadas, como a construção dos “Espaços de Memórias” dentro do IFRS – Campus Erechim.

Considerando a relevância histórica das memórias contidas em um acervo, e por conta da COVID-19 não permitir colocar em prática algumas ações, a melhor forma para a preservação da memória institucional neste momento, foi a disponibilização do mesmo nas plataformas digitais e posteriormente em espaços físicos, para que todos possam ter acesso a essas informações.

Contudo, é esperado que o projeto sirva de incentivo e auxílio para a elaboração de projetos e ações em memória institucional, envolvendo estudantes, comunidade e, principalmente, compreendendo que uma instituição educativa é formada por diversos atores, temporalidades, rupturas e continuidades.

Veja o vídeo apresentado aqui