Início do conteúdo

Engenharia de Alimentos


Habilitação: Engenheiro de alimentos

Modalidade de oferta: Presencial

Carga horária: 3920 hora/relógio; 4744 hora/aula

Duração: 11 semestres

Turno de funcionamento: Noturno

Local de Oferta: Campus Erechim

Forma de Ingresso: Processo seletivo determinado em edital do IFRS, a ser divulgado no Portal de Ingresso.

Objetivo do Curso: O curso de Engenharia de Alimentos tem por objetivo formar profissionais com sólido conhecimento técnico-científico, humanístico, ético e social, capazes de desempenhar com propriedade as atividades desenvolvidas nos setores de serviços de alimentação, da agroindústria e da indústria de alimentos, assim como, nas instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Perfil do Profissional: Estará capacitado para atuar no segmento de industrialização de alimentos, desde o recebimento de matérias-primas à comercialização de produtos, envolvendo o desenvolvimento e a melhoria de projetos, produtos e processos, bem como continuar os seus estudos em Programas de Pós-Graduação. Em uma perspectiva mais atual, o egresso terá capacidade de desenvolver novas tecnologias na área de alimentos, pautadas na inovação, e também investir em uma carreira internacional orientada pelo incentivo à realização de intercâmbios internacionais durante o curso. O Engenheiro de Alimentos egresso do IFRS Campus Erechim, além da formação técnica e científica, terá capacidade de expressão oral e escrita, espírito empreendedor e de liderança, visão humanística e reflexiva, e habilidades para considerar aspectos referentes à ética, aos direitos humanos, ao senso crítico, à segurança e ao meio ambiente no desempenho de seu trabalho.

Possibilidade de Atuação: Em um contexto onde a sociedade busca alimentos seguros, de preparo rápido, prático e de qualidade, evidencia-se a expansão e ampliação do mundo do trabalho para o egresso em Engenharia de Alimentos. O profissional formado nesta área poderá atuar em segmentos tais como indústria de produtos alimentícios e agroindústrias, indústria de insumos para processo e produtos (matérias-primas, embalagens e aditivos), instituições públicas (centros de pesquisa, ensino e extensão) e nas empresas de prestação de serviços. Além disso, este profissional poderá exercer atividades de assistência, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e emissão de parecer técnico, bem como atuar na fiscalização de alimentos e bebidas.

Informações:

Coordenação do curso: Wagner Luiz Priamo

E-mail: eng.alimentos@erechim.ifrs.edu.br

Telefone: (54) 3321-7549

 

Arquivos

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos

Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Alimentos (oferta a partir de 2017)

Ementas e Bibliografias do Curso de Engenharia de Alimentos (oferta a partir de 2017)

Manual para Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia de Alimentos

Estágio Curricular Obrigatório – Documentos e orientações

Logomarca do curso

Manual para Validação das Atividades Curriculares Complementares

Manual de Procedimentos dos Laboratórios e Usinas Piloto de Alimentos do IFRS Campus Erechim 

Fim 

Última atualização em 24/05/2021

Fim do conteúdo