Encceja: certificações serão retomadas a partir de 7 de janeiro de 2019

Em razão do recesso de final de ano, o Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) retomará as solicitações de certificação do Ensino Médio pelo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a partir do dia 7 de janeiro de 2019. Para solicitar a Certificação do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência fazendo uso da nota do Encceja, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

• não ter concluído o Ensino Médio;
  • possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;
  • atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento;
  • atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação;
  • ter indicado o Campus Erechim do IFRS como Instituição Certificadora no ato da inscrição no Encceja.

Para solicitar o certificado, o candidato deve comparecer ao Setor de Registros Escolares (Rua Domingos Zanella, 104, Três Vendas), a partir do dia 7 de janeiro de 2019, com a seguinte documentação: a) extrato de desempenho no Encceja; b) original e cópia do documento de identidade; c) original e cópia do CPF; e d) original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Não serão realizadas cópias de documentos no momento da solicitação.

Para aproveitamento de resultados obtidos no Encceja e Enem anteriores, exige-se a apresentação do original da Declaração Parcial de Proficiência. Para aproveitamento do Encceja exterior aplica-se a mesma regra.

O candidato deverá solicitar e retirar pessoalmente o certificado. O Campus Erechim não receberá pedidos nem enviará certificados por e-mail. A autorização de retirada por terceiros apenas será permitida mediante apresentação de procuração. O prazo para a entrega do certificado é de até 30 dias, contados a partir da data de solicitação.

Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

O que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para os brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma no exterior, para brasileiros que estejam morando fora do país.

Mais informações no site do MEC ou no site do Encceja.