Disseminação da Robótica para alunos do ensino fundamental da rede pública

O projeto “Disseminação da Robótica para alunos do ensino fundamental da rede pública” foi apresentado na 9ª JEPEX e 3ª Mostra Cultural – IFRS Erechim pelo aluno Roger Bianchi, e orientado pelo coordenador do projeto Professor Alisson D. Corrêa Souza.

A robótica educacional é definida como um termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que, reúnem materiais de sucatas ou kits de montagens composto por peças diversas, motores e sensores controlados por computadores e softwares, permitindo programar de alguma forma, o funcionamento do modelo. Sendo assim, uma proposta que procura fomentar no aluno a investigação e a materialização dos conceitos aprendidos.

Devido a pandemia da COVID-19, algumas adaptações foram feitas, realizou-se encontros em ambientes virtuais, com os alunos de ensino médio integrado do IFRS Campus Erechim. Inicialmente houve um teste de nivelamento de conhecimento sobre programação para que todos tivessem uma base, sendo feita uma construção de conhecimento, então partiu-se para a metodologia PBL (Aprendizagem Baseado em Problema).

Essa metodologia é muito importante, pelo fato de edificar o conhecimento do aluno, já que ele é o autor de todo o conhecimento, a partir dos conhecimentos básicos adquiridos consigo, desenvolve novos se tornando autor do próprio conhecimento. As considerações finais do projeto foram positivas, alguns participantes comentaram a respeito do desenvolvimento do raciocínio e a ampliação das habilidades de trabalho em equipe, deixando uma sensação de dever cumprido, visto que justamente os objetivos vislumbrados no início do projeto.

Veja o vídeo apresentado