Dicas para estudar de forma não presencial

Para ajudar os alunos do IFRS a aproveitarem da melhor forma o período de #EstudaEmCasaIFRS, com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), destacamos algumas dicas do Guia das APNPs para Estudantes do IFRS. Acompanhe abaixo:

• Escolha um local de estudo: o primeiro passo é escolher um bom local para estudar. Procure um espaço que tenha boa iluminação e seja o mais silencioso possível. Tente também usar uma cadeira na qual se sinta confortável.
  • Reserve tempo para as atividades assíncronas (sem interação ao vivo): organize seu material, leia, faça as atividades propostas e marque um horário com o(a) professor(a) para esclarecer suas dúvidas.
  • Distribua disciplinas e conteúdos para o dia ou para a semana: antes do momento do estudo, você pode separar quais matérias e conteúdos precisa estudar em cada dia. Ter tudo listado pode facilitar o início da maratona semanal e priorizar seu tempo. Como fazer a distribuição? Elabore um quadro com essa distribuição a cada dia e defina horários de estudo.
  • Defina objetivos de aprendizagem.
  • Separe os materiais necessários: antes de começar a estudar, tente separar o material que utilizará, como caneta, caderno, marcador de texto, livros, apostila, links para os vídeos. Isso ajuda a “ganhar” tempo. É importante que o tempo dedicado à disciplina seja valorizado, evitando tudo que carregue potencial de distração, de desvio do foco.
  • Leia o conteúdo registrando as ideias-chave: durante os estudos, destaque ideias-chaves do texto e, para que você consiga ter um aproveitamento satisfatório durante as aulas, defina um tempo de descanso entre as matérias, que pode ser de 10 a 15 minutos.
  • Elabore resumos, esquemas ou mapas mentais.
  • Aplique ou exercite o que estudou.
  • Fique atento ao espaço das APNPs no site do seu campus.

Quer mais dicas e orientações? Confira o Guia das APNPs para Estudantes do IFRS