Início do conteúdo

Cursos Técnico em Alimentos e Engenharia de Alimentos realizam visita técnica à empresa Olfar S A


No dia 29 de junho de 2022, discentes dos cursos Técnico em Alimentos e do curso Superior em Engenharia de Alimentos do IFRS – Campus Erechim visitaram a empresa Olfar S A – Alimento e Energia na cidade de Erechim/RS. A visita técnica foi acompanhada pela professora Carina Faccio e teve como objetivo complementar a teoria vista durante as aulas com a prática, dentro de uma indústria. Os setores de interesse foram o de industrialização de óleo de soja, de produção de biodiesel e tratamento de efluentes.

Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Olfar gera alimento e energia para o mundo de forma confiável e sustentável. Com uma trajetória de muito trabalho, sonhos e compromisso, a Olfar se tornou o maior grupo industrial de Biodiesel do Brasil. Além disso, é considerada uma das principais empresas do segmento na industrialização da soja, extração de óleos vegetais e refino de glicerina. Também atua na comercialização de grãos, se consolidando entre as principais traders do país, atendendo de forma ampla e estratégica o mercado nacional e internacional. Com a matriz localizada em Erechim, norte do Rio Grande do Sul, conta com 49 unidades de recebimento de grãos no estado gaúcho, e três usinas de biodiesel no Brasil – Erechim (RS), Porto Real (RJ) e Porangatu (GO) (https://www.olfar.ind.br/).

O grupo foi recepcionado pela colaboradora Bárbara Todescato de Mello (Analista de Comunicação e Marketing) a qual fez a apresentação da empresa e após, os responsáveis pelos setores de interesse: Ricardo Perondi (Gerente de Extração de Óleos e Farelos), Marcelo Pauletti (Gerente da Usina de Biodiesel) e Edimar Sansigolo (Coordenador de Meio Ambiente) conversaram com o grupo repassando informações especificas de cada processo produtivo e a preocupação da empresa com o meio ambiente.

Ao final, os alunos e a docente foram convidados a conhecer a indústria, acompanhados pelo colaborador Claiton Luchini (Técnico de Segurança do Trabalho). Durante a atividade foram visitados os setores de: recebimento, secagem e armazenamento de grãos, preparação dos grãos para a extração, extração – obtenção do óleo bruto, degomagem – separação da lecitina de soja, produção de biodiesel – separação da glicerina, purificação da glicerina, expedição de glicerina e biodiesel, estação de tratamento de água e efluentes, usina termoelétrica – Energir.

Fim do conteúdo