Cursos de extensão EaD do IFRS ultrapassam os 100 mil alunos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ultrapassou, neste mês de abril, os 100 mil estudantes matriculados em cursos de Educação a Distância (EaD). Atualmente, são ofertados 50 cursos de extensão, todos gratuitos e com conteúdos online. Qualquer interessado pode participar, e as aulas têm flexibilidade para que o aluno curse no horário que tem disponível.

A oferta de cursos EaD no IFRS teve início em março de 2017, e as opções disponíveis crescem a cada ano. No ano passado, 93% dos concluintes avaliaram positivamente os cursos.

O estudante Vítor Hugo Costa, que está cursando inglês EaD do IFRS, é de Goiás e atualmente está em intercâmbio em Portugal. O curso vem fazendo diferença no seu dia a dia: “O material é excelente, assim como a maneira que o conteúdo é disposto. Isso tem me ajudado muito, pois além de aulas em inglês eu também tenho colegas de outros países que falam apenas o seu idioma nativo e o inglês. Com o curso, tenho conseguido me comunicar com esses colegas, o que permite conhecer mais de suas culturas”, comenta.

Os cursos oferecem certificado digital para os aprovados, e as cargas-horárias vão de 4 a 60 horas. As opções são nas áreas de “Ambiente e saúde”, “Ciências exatas e aplicadas”, “Educação”, “Gestão e Negócios”, “Idiomas”, “Informática”, “Produção alimentícia”, “Turismo e hospitalidade”, além do “Pré-IFRS”, voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS. O interessado deve ficar atento aos requisitos mínimos para se inscrever em cada curso. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente. O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Os estudantes são de diferentes estados brasileiros e inclusive de vários outros países. Há um número considerável de alunos nos Estados Unidos, em Portugal e no Japão. As faixas etárias também variam, desde crianças até pessoas com idade superior a 60 anos.

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Não é preciso ser aluno da instituição para realizar os cursos. No site ead.ifrs.edu.br é possível encontrar mais informações.

Fonte: https://ifrs.edu.br