Início do conteúdo

Cursos da área da Moda promovem a Fashion Revolution Week no Campus


Na semana de 22 a 26 de abril de 2019, os cursos da área de Moda do IFRS Campus Erechim participarão da Fashion Revolution Week, semana dedicada à conscientização a respeito da indústria do vestuário e suas relações com o meio ambiente.

A Fashion Revolution Week integra o Movimento Fashion Revolution, uma iniciativa global que incentiva maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda. Esse foi criado após o desabamento do Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, cujas vítimas trabalhavam para marcas globais em condições análogas à escravidão. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, deixando mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos.

Hoje, presente em 100 países, o Fashion Revolution desenvolve ações mobilizadoras e incentiva os consumidores a questionarem suas marcas favoritas a respeito de como são produzidas suas roupas. Neste ano, o movimento abordará os seguintes temas:  Trabalho Justo e Decente, Proteção Ambiental e Igualdade de Gênero.

Desse modo, os cursos da área de Moda do campus Erechim participarão de ações como o Redesign de uma bandeira de retalhos confeccionada de forma colaborativa que será exposta durante a referida semana, Oficina de Upcycling (processo de transformação de subprodutos e resíduos em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental), Roda de Conversa com o Coletivo Misturinha (modelo de negócio colaborativo) de Erechim, e Oficina Bordados do Empoderamento. A promoção dessas ações junto aos referidos cursos promoverá um exercício intelectual e reflexivo necessário para interligar conhecimentos específicos da área à temática design de moda para a sustentabilidade.

Processo colaborativo de elaboração do Redesign da bandeira de resíduos. Foram utilizadas partes das bandeiras elaboradas nos anos de 2018 e 2017 para o movimento, bem como partes de calças jeans, tranças compostas por retalhos de malha e rosto de perfil confeccionado com blackout reutilizado.

Fim do conteúdo