Curso Técnico em Logística visita Centro de Distribuição e Operações Administrativas das Farmácias São João

Na última quinta-feira (18/05/23), estudantes e professores do curso Técnico em Logística do IFRS – Campus Erechim realizaram visita técnica no Centro de Distribuição (CD) e Operações Administrativas das Farmácias São João em Passo Fundo/RS.

A visita técnica objetivou proporcionar aos acadêmicos o aprimoramento dos aspectos teóricos e suas interações no cotidiano organizacional, especialmente, em relação as abordagens que contemplam estratégias envolvidas no planejamento e execução das rotinas de um centro de distribuição logístico.

Nesta visita, o gerente de Logística, Vinícius Toseto recebeu os estudantes e professores, explanou sobre a atuação da empresa que contemplam as atividades de recebimento de aproximadamente 40 veículos/dia de mercadorias, prepara e faz o picking para atender as mais de 1000 farmácias da rede localizadas nos 3 estados do sul do Brasil, a partir da expedição de 35 veículos/dia.

Além do CD de Passo Fundo/RS, a empresa recentemente inaugurou seu mais novo e tecnológico CD na cidade de Gravataí/RS em 30/03/23 em conjunto com a farmácia de número 1.000. Atualmente a empresa já conta com 1.005 farmácias, e ainda tem previsão de expansão nos próximos anos, inclusive saindo dos três estados do sul, atualmente opera com 800 lojas no RS, 97 lojas em SC e 108 lojas no Paraná. As três marcas de atuação são: Farmácias São João e as em expansão Melhor Preço e Remex Farmácias.

Na sequência a visita se estendeu ao CD, onde foi possível acompanhar as rotinas, iniciando por reconhecimento de uma passarela com vista geral do CD, na sequencia foi apresentado a área de recebimento e explanado sobre as rotinas deste local. Ainda a visita guiada apresentou em meio a operação as rotinas de picking manual e automatizadas.

Alguns números impressionam, são mais de 1.000 funcionários no CD, 19.000 m² de área, 25.980 posições de palets, 13.214 posições de picking, 38. 362 itens em estoque, produção diária de 30.000 caixas e 950.000 itens para atender as 1.005 lojas, com 24 horas de operação em 6 dias da semana, e a partir da estratégia de atendimento no RS e SC em D+1 (próximo dia a realização do pedido pela loja) e PR em D+2 (dois dias após realização do pedido pela loja) a partir de 41 rotas e 35 veículos terceirizados.

Ao decorrer da visita técnica todas as dúvidas e curiosidades dos alunos pode ser sanada pelo Gerente de Logística, o que possibilitou melhor entendimento a partir da visualização das rotinas práticas. A visita técnica foi realizada sem custos para os estudantes e os seguintes docentes acompanharam os acadêmicos na visita: Marcos Antônio Cezne e Sidnei Dal’Agnol.