Início do conteúdo

Curso de agroecologia na discussão sobre Feminismo


Na última quarta-feira (10/08) ocorreu o oitavo módulo do curso “Desenvolvimento, organização social, agroecologia e sustentabilidade no campo: desafios e limites” organizado pelas entidades UFFS, IFRS, UERGS, SUTRAF-AU, FETRAF, CAPA, CETAP e MAB, ocorrido no Seminário de Fátima em Erechim.

Neste módulo a proposta foi elencar dentro da temática FEMINISMO e AGROECOLOGIA, as vivencias de luta e resistência na busca por emancipação e formação de lideranças para a região do Alto Uruguai. As painelistas Profª. Isabel Silva, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Profª. Adriana Mezadri, do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) abordaram o tema “Feminismo e Agroecologia: Luta, resistência e emancipação no campo brasileiro”.

Além da problematização inicial para a discussão o tema contemplou a importância de termos mulheres como referência nas diferentes temáticas de discussão no campo da agroecologia, deste encontro resultou um documento contendo uma relação de nomes de mulheres que são referência em diversos temas no campo da agroecologia para que nos espaços de discussão se busque mais equidade de gênero nas falas.

O curso tem como objetivo principal reunir pessoas de diferentes entidades formando uma rede para repensar dentro das diferentes temáticas o desenvolvimento do território no intuito de formar lideranças para o Alto Uruguai. No encontro desta etapa, as/os participantes julgaram importante que a discussão sobre feminismo aconteça não somente entre mulheres, mas sim entre homens, mulheres e comunidade LGBTQIA+ para que assim se possa avançar como sociedade na compreensão e combate das diferentes violências.

    

Fim do conteúdo