Cooperativa Nossa Terra e Emater/RS – Ascar realizaram palestra para estudantes do curso de Marketing

No último dia 5 de maio, estiveram palestrando para os estudantes do curso superior de Tecnologia de Marketing do IFRS – Campus Erechim, representantes da cooperativa Nossa Terra e da Unidade de Cooperativismo de Erechim da Emater/RS – Ascar.

A atividade foi organizada para as turmas do primeiro, terceiro e quinto semestres do curso de marketing, com objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a extensão rural oferecida pela Emater, sobre cooperativismo, agricultura familiar e sobre como funciona a Cooperativa Nossa Terra.

Segundo o professor Sidnei Dal’Agnol, que organizou o evento em conjunto com as professoras Silvana Saionara Gollo e Keila Cristina da Rosa, as informações trazidas pelos palestrantes vão contribuir para a sequência das atividades de ensino e extensão que serão realizadas junto aos estudantes do curso, que terão como ambiente de aplicação, algumas cooperativas da região do Alto Uruguai Gaúcho.

O extensionista rural da Emater Jhonatan Munaretto Imlau iniciou falando sobre a extensão rural praticada pela Emater/RS – Ascar no estado do Rio Grande do Sul, apresentou a organização da instituição, e também discutiu sobre a importância da Agricultura Familiar para sociedade.

Na sequência ocorreu a palestra realizada pelo presidente da cooperativa Nossa Terra, Adelmir Gaiardo, que explicou o que é uma cooperativa, e como é o funcionamento da cooperativa Nossa Terra, que conta com uma estrutura enxuta e oferece uma grande variedade de produtos para seus clientes. Gaiardo explicou detalhes sobre como funciona a cooperativa, e alguns projetos futuros que a organização possui. Também contribuiu com a apresentação o colaborador da cooperativa Lucinei Calgaro.

Os estudantes interagiram fazendo perguntas, pois durante o atual semestre todos os estudantes desenvolverão ações práticas de marketing com objetivo de contribuir com as cooperativas e com seus associados. As atividades serão realizadas durante as aulas e também em horários extras que serão registrados como ações de extensão. Ao final do semestre, pretende-se entregar para cooperativas propostas e serviços relacionados ao marketing.

Ações envolvendo os estudantes de marketing no desenvolvimento de práticas em cooperativas, são realizadas desde o ano de 2021. Com isso, os estudantes têm oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos durante o curso, além de beneficiar as cooperativas que recebem serviços relacionados ao marketing de forma gratuita. Todas as atividades são acompanhadas e orientadas por professores do IFRS – Campus Erechim.