Confira as mais de 150 opções de cursos gratuitos que serão ofertadas pelo IFRS para ingresso em 2023

São vagas para o ensino médio com curso técnico integrado, para cursos técnicos e superiores nos 17 campi.

Mais de 150 opções de cursos gratuitos terão vagas nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ingresso no primeiro semestre de 2023. Há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para quem busca apenas o curso técnico ou para aqueles que pretendem fazer um curso superior de graduação.

Os cursos são presenciais, ofertados nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, serão em torno de 5.400 vagas.

⚠️ E já é possível conferir a lista de cursos e outras informações no site ingresso.ifrs.edu.br.

Para estudar no IFRS

Para estudar no IFRS, é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Pode ser uma prova aplicada pelo Instituto; um sorteio entre os candidatos; o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2017 até o atual; ou ainda, para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a participação em uma palestra e em uma entrevista. O detalhamento sobre a forma de seleção de cada curso será publicado no site ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa, que é diferente conforme a forma de seleção de estudantes – poderá ser de R$ 20,00, R$ 40,00 ou ainda R$ 60,00. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 19 a 27 de setembro.

Confira as principais datas do próximo processo de seleção de estudantes:

Publicação do documento (edital) com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 19 de setembro de 2022

Envio dos pedidos de inscrição gratuita – de 19 a 27 de setembro de 2022

Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 03 de outubro de 2022

Período de inscrições para a seleção – 03 a 24 de outubro  de 2022

Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de dezembro de 2022

Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 08 de dezembro de 2022

📍 Para acompanhar as novidades deste processo de seleção, acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.