Concluintes dos cursos de Tecnologia em Design de Moda e Marketing participarão do Enade 2018

Estudantes que estão concluindo os cursos de Tecnologia em Design de Moda e Tecnlogia Marketing do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão convocados a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018, avaliação obrigatória realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

O Enade avalia principalmente: 1) a aprendizagem do conteúdo previsto pelas diretrizes nacionais do curso; 2) o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e profissionais; e 3) a atualização dos estudantes concluintes em relação à realidade brasileira e mundial.

Isso ocorre por meio de três instrumentos:

1) Questionário do Estudante – é o primeiro instrumento e já pode ser respondido, online, no site enade.inep.gov.br, link “Primeiro acesso estudante”. Esse questionário vai colher informações sobre o perfil socioeconômico e a opinião sobre o processo formativo do estudante. É uma etapa obrigatória e precisa ser realizada até o dia 21 de novembro de 2018.

2) Prova presencial – também obrigatória, ocorrerá na tarde do dia 25 de novembro, um domingo. É composta por 40 questões, de múltipla escolha e discursivas. São 10 perguntas de formação geral e 30 de conteúdo específico da área de formação. O desempenho dos estudantes nesta prova influenciará o conceito do curso e poderá valorizar o diploma.

3) Questionário sobre a sua percepção em relação à prova – vai avaliar o grau de dificuldade, se o tempo foi suficiente, se os enunciados foram claros, entre outras questões.

Se você vai participar do Enade, é importante saber que:

– A inscrição dos estudantes aptos a participar do Enade 2018 já foi realizada pelo IFRS. Em caso de dúvida, procure a coordenação do seu curso.

– O estudante convocado para o Enade que não participar não poderá se formar até regularizar a situação.

– O seu desempenho no Enade influencia o conceito que é dado pelo MEC ao seu curso e ao IFRS. Formar-se em um curso com um bom conceito valoriza você como profissional.

Para mais informações, consulte a página do Enade no site do IFRS.