Concluído o curso de atualização das rádios comunitárias da região do Alto Uruguai

Dia 11 de outubro ocorreu a conclusão do Curso de 40h de atualização das rádios comunitárias desenvolvido em conjunto com docentes do IFRS de Erechim, Sertão e Vacaria e da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim, atendendo uma demanda da Associação Brasileira de Rádio Difusão Comunitária (ABRAÇO).

No dia 09 de outubro dentro da 8ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEx) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) Campus Erechim integrantes do curso realizaram também uma oficina com o título: Rádios Comunitárias da Região do Alto Uruguai. A atividade fez parte do “projeto de extensão de implantação da rádio conexão no Campus Erechim interligando profissionais de rádios comunitárias da região do Alto Uruguai”.

A oficina, coordenada pelo professor Miguelângelo Corteze, teve boa participação da comunidade. Os ministrantes foram Carlos Zucchi da Rádio Cultura de Itatiba do Sul, Edson Luis da Rosa da Rádio Jacutinga, Edison Roberto Demarco da Rádio Comunidade FM de Viadutos, Carlos Haroldo Layer da Rádio Paulo Bento, Ezequiel Arini da Rádio São Valentim, Leilamara Dallazem Ongarato da Rádio Barão FM de Barão de Cotegipe e Cristiane Bohn Rhoden da Atmosferaonline web rádio de Erechim. Todos apresentaram um relato emocionado das experiência e da história
de cada rádio como meio alternativo de comunicação social, popular e local desses municípios da região do Alto Uruguai.

Ao final, o curso contribuiu com as rádios comunitárias da região que saem mais fortalecidas com a qualificação de seus profissionais. O IFRS agradece todos os envolvidos e fica satisfeito em cumprir sua missão com a comunidade local, com o desenvolvimento regional e com a rede de comunicação que está desenvolvendo com as rádios e suas comunidades.