Pular para o conteúdo
Logo do IF

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Início da navegação
IFRSMarca do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
 Esconder/Mostrar Menu Fim da navegação
Início do conteúdo

Campus contará com novo laboratório de informática a partir deste semestre


A partir do primeiro semestre letivo deste ano, a comunidade do Campus Erechim poderá usufruir de mais um atualizado e moderno espaço multidisciplinar para o auxílio do processo de ensino e aprendizagem. O novo laboratório de informática, que recebeu um investimento superior a R$ 212.000,00 (duzentos e doze mil reais), foi implantado através de esforços conjuntos dos setores de Tecnologia da Informação e administrativo e também do Conselho de Campus (Concamp).

Segundo o professor Alexandre Mendes de Castro, o ambiente possibilitará o trabalho em exercícios de maior complexidade. “Os softwares utilizados na mecânica evoluem com uma grande velocidade, sendo assim os computadores precisam acompanhar essa evolução para que cada vez mais seja possível utilizar ao máximo os recursos do software”.

Para o professor Paulo Henrique Santini, será também possível produzir mais conteúdo e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, aproximando-se do ritmo do mercado. “É preciso estar atento ao mercado e aos avanços da tecnologia, mudanças devem ser constantes e investimentos em tecnologia também”.

Nesse sentido, além de a prática do ensino requerer tecnologias atualizadas, os avanços nessa área trazem à educação novas possibilidades. “Há componentes curriculares que demandam a utilização de softwares específicos que requerem bons equipamentos”, declara a técnica em assuntos educacionais Márcia Klein Zahner. Para a técnica em laboratório da área da Moda, Jessica Petrykoski, “Devemos estar sempre no mesmo ritmo da evolução da tecnologia, para melhor atender o nosso público” .

Em um cenário de acelerada obsolescência dos equipamentos e softwares, para o professor Ernani Gottardo a atualização deve ser contínua. “A modernização dos laboratórios de informática deve ser constante, considerando-se que a velocidade da evolução tecnológica observada atualmente torna equipamentos e softwares obsoletos rapidamente”.

Sobre o novo laboratório

A demanda de atualização de computadores nos laboratórios provém de muito planejamento do Setor de Tecnologia da Informação como pode ser conferido tanto no PDTIC (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação) como no PA (Plano de Ação) do Campus Erechim do IFRS. Mesmo com os escassos recursos para investimentos, o campus está empenhado na busca de uma infraestrutura “modelo” em se tratando de Instituto Federal, contando com conexão por fibra óptica, internet de 100Mb, sistema multimídia completo, climatização e vídeo monitoramento para prover um ensino público, gratuito e de qualidade.

Texto e imagens: Andre Luciano

Fim do conteúdo
Início do rodapé Fim do rodapé