Início do conteúdo

BANDEIRA DE RETALHOS FASHION REVOLUTION 2022 – do pensamento projetual à execução


default

Fashion Revolution é um movimento global que incentiva maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda. O Fashion Revolution foi criado após o desabamento do Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, deixando mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos. O dia 24 de abril ficou marcado como o Fashion Revolution Day, e a celebração se estende durante a Semana Fashion Revolution.

Uma das atividades desenvolvidas durante a Semana Fashion Revolution, que acontece de 18 a 24 de abril de 2022, é a elaboração de uma bandeira de retalhos, que deve ser projetada conforme a temática da campanha anual: “Dinheiro, Moda, Poder”.

Os cursos da área de Moda do IFRS campus Erechim, participam da Semana Fashion Revolution desde 2017, desenvolvendo ao longo dos anos diversas atividades, dentre elas, a bandeira de retalhos. Desse modo, serão apresentadas, na sequência, as etapas de laboração da bandeira de 2022 nas quais participaram estudantes, professoras e técnicas de laboratório do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Produção de Moda.

1 – Seleção de materiais e projeto preliminar

A primeira etapa de elaboração da bandeira envolveu a triagem de alguns materiais que haviam sido doados ao IFRS campus Erechim por indústrias de confecção do vestuário do município. Logo após, foram selecionados retalhos de malharia retilínea preta para compor o centro da bandeira, e peças em jacquard preto e branco para as bordas. Assim, surgiu o projeto preliminar da bandeira de retalhos de 2022.

2 – Costura da estrutura da bandeira

A segunda etapa de confecção da bandeira de retalhos englobou atividades de costura da estrutura. A parte central foi costurada à máquina, e as bordas em jacquard foram costuradas manualmente, devido ao tamanho e peso da bandeira. Ao final da etapa de costura, a bandeira ficou com as medidas de 3,65 x 3,60 m.

3 – Definição do design do centro da bandeira

A terceira etapa envolveu a definição do design da parte central da bandeira, local onde deveria estar presente o tema da campanha 2022 “Dinheiro, Moda, Poder”. Desse modo, de posse dos materiais de apoio que versavam sobre o tema, iniciou-se a fase de leitura e compreensão das informações que seriam transformadas em representações visuais. Logo após, foi realizada a fase de geração de ideias, sendo estas desenhadas e discutidas coletivamente. Após a discussão das ideias, foi definido que o design do centro da bandeira seria composto pelo símbolo da sustentabilidade, representando a questão ambiental que permeia as atividades produtivas do vestuário, um cabide e tranças suspensas com bonecos acoplados, representando os trabalhadores da indústria da moda. Logo abaixo da representação gráfica ficariam dispostas as palavras-chave da campanha: “Dinheiro, Moda, Poder”. Em seguida, o desenho manual foi reproduzido digitalmente no programa Illustrator.

4 – Elaboração do centro da bandeira

Tendo como base o desenho definido para o centro da bandeira, iniciou-se o processo de projeção, recorte e costura manual dos elementos compositivos, tais como triângulo base, bonecos, tranças, cabide e letras.

5 – Fotografia oficial da bandeira

Após a conclusão das tarefas de confecção da bandeira, esta foi fotografada. A foto oficial foi realizada em 20/04 no pátio interno do Bloco I do IFRS campus Erechim. Devido ao tamanho e peso da bandeira, esta foi disposta no chão, e, em seu entorno, a comunidade acadêmica formou um círculo de mãos dadas. A foto foi realizada por um drone, e representou o envolvimento da instituição de ensino como um todo no desenvolvimento da atividade.

default

Fim do conteúdo