Aula inaugural do curso de Administração aborda inovação social e aponta oportunidades para a área

Estudantes de Administração, em conjunto com a coordenação do curso, corpo docente e servidores do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram da aula inaugural do semestre 01/2024, que ocorreu no dia 6 de março de 2024. O diretor geral do campus, professor Sidnei Dal’Agnol, juntamente com a coordenadora do curso, professor Silvana Saionara Gollo e da professora Adriana T. Storti, responsável pela disciplina de Tópicos Especiais em Administração, enfatizaram em suas palavras de abertura do evento a importância destes momentos de debates de temas emergentes em Administração, ampliando os horizontes do conhecimento e permitindo a troca de experiências entre os participantes.

O tema abordado na aula, ministrada por Denize Grzybovski, professora visitante do Campus Erechim, foi “Transformando Desafios em Oportunidades: o papel da Inovação Social”. A palestra versou sobre conceitos básicos de Inovação Social, sua abrangência e importância para a grande área da Administração, sua relação com a sociedade e com o futuro dos profissionais da área, oportunizando reflexões junto aos estudantes, professores e demais ouvintes.

A inovação social enfatiza a capacidade de abordar problemas complexos e transformá-los em oportunidades positivas, podendo ser um meio de resistência e contraposição às desigualdades e à apatia social em relação ao sofrimento alheio, afirmou a palestrante. A professora Denize citou ainda estudos sobre o tema, entre eles a tese de Denise de Oliveira, docente da área de Gestão e Negócios do campus, cujo título é “ Inovação social no meio rural: do acampamento na antiga Fazenda Annoni até a Cooperativa de Produção Agropecuária Cascata Ltda (COOPTAR), como um exemplo de estudo.

A apresentação e as discussões instigam novos estudos sobre a temática da inovação social, uma vez que abrangem práticas construídas coletivamente, que implicam inclusão, equidade, concessão de direitos e promovem a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.