Arraiá Virtual da área de Moda do IFRS campus Erechim

Na noite de 15 de julho de 2020 foi realizado o Arraiá Virtual da área de Moda do IFRS campus Erechim. O evento teve como objetivo promover um encontro online com a temática das Festas Juninas entre professores e estudantes da referida área.

Dado o cenário de suspensão das atividades acadêmicas presenciais no âmbito do IFRS, percebeu-se a necessidade de um contato mais efetivo com os estudantes dos três cursos da área a fim de manter o vínculo com estes. Sob este aspecto, surgiu a ideia da realização de um encontro virtual entre professores e estudantes com a temática das Festas Juninas. A temática das Festas Juninas foi escolhida por ser este o período de comemoração e também para trazer um aspecto lúdico ao encontro. Além disso, as Festas Juninas carregam elementos performáticos e de cena, onde estão incluídas as vestimentas, decoração e caracterização dos personagens.

O encontro foi viabilizado via plataforma RNP onde foram desenvolvidas as seguintes atividades:

Compartilhamento de receitas típicas: foram apresentadas receitas de quentão (tradicional, à base de abacaxi e à base de cerveja), além de pratos como arroz doce, mungunzá (canjica), doce de abóbora, carapinha, pão de tapioca, cocada, pé-de-moleque e bolo de milho. As receitas serão disponibilizadas no blog IFRS Fashion Class (https://ifrsfashionclass.wordpress.com/);

Apresentação de vestimentas, maquiagens e penteados juninos: a composição das produções possibilitou uma miscelânea de looks tradicionais e modernos, mesclando tecidos como o jeans e estampas de listras, xadrezes e florais;

Apresentação de decoração junina: foram utilizadas bandeirinhas coloridas, tecidos xadrezes e de chita, espigas de milho, cestos e chapéus de palha, entre outros, que garantiram um colorido especial ao encontro;

Apresentação musical e correio elegante: músicas como Asa Branca (Luiz Gonzaga), Xote das Meninas (Luiz Gonzaga), Anunciação (Alceu Valença), Eu só Quero um Xodó (Dominguinhos), Ai que Saudade D´oce (Elba Ramalho) animaram o encontro assim como os versos temáticos e descontraídos do correio elegante.

Na avaliação da coordenadora do projeto, professora Andréia Mesacasa, o encontro superou as expectativas em termos de participação e engajamento do público. O mesmo contou com a participação de todo o corpo docente e técnico da área e das turmas dos referidos cursos, dessa forma, houve uma interação positiva entre as partes fortalecendo vínculos entre professores e alunos, bem como motivando-os a darem continuidade aos estudos no cenário pós-pandemia.