Início do conteúdo

Apresentação de resultados do projeto de extensão: “Criação de rótulos e embalagens com valor agregado em design voltados para produtos de agroindústrias familiares do Alto Uruguai Gaúcho”


Foi realizada em 14 de janeiro de 2022, uma reunião on-line de apresentação dos resultados do projeto de extensão “Criação de rótulos e embalagens com valor agregado em design voltados para produtos de agroindústrias familiares do Alto Uruguai Gaúcho” desenvolvido no período de junho de 2021 a janeiro de 2022, em parceria com a EMATER – RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) e Secretaria Municipal de Agricultura de Erechim. Estiveram presentes na reunião, extensionistas rurais e agroindústrias dos municípios envolvidos, além de César da Rosa – Gerente regional da EMATER, Carlos Angonese, representante da EMATER Erechim, o representante do CAPA, José Antônio Louzada, o representante da Secretaria de Agricultura de Erechim, Tobias Biasi, bem como a equipe responsável pelo projeto no IFRS campus Erechim: Andréia Mesacasa Coordenadora), Natalie Pacheco de Oliveira, Sidnei Dal Agnol, Alessandra Incerti e Kelen Rosset.

Participaram do projeto dez agroindústrias pertencentes a dez municípios da região: Erechim, Marcelino Ramos, Itatiba do Sul, Barão de Cotegipe, São Valentim, Carlos Gomes, Três Arroios, Gaurama, Jacutinga e Severiano de Almeida. As agroindústrias atuam em segmentos como mandioca, massas e pães, hortifrutis, mel, doces de frutas, polpa de tomate, doce de leite e queijo. Para o desenvolvimento dos rótulos e embalagens foi aplicado o Modelo de Processo de Design Inova Embalagem – DIEmb, composto pelas fases Planejar, Investigar, Analisar, Projetar e Testar. Assim, foram traçadas estratégias de inovação, sendo estas cruzadas com tendências em design e o histórico de cada agroindústria, enfatizando dessa forma, o design afetivo. Como resultado, foram geradas dez logomarcas, onze rótulos e duas embalagens para as agroindústrias participantes. 

A imagem a seguir representa uma das embalagens desenvolvidas pelo projeto:

Como resultado, destaca-se o papel da instituição de ensino mediante a solução de demandas oriundas da comunidade, promovendo a divulgação dos produtos comercializados, e a agregação de renda às agroindústrias na região. Além da reunião realizada no formato on-line em 14 de janeiro, está prevista para o mês de março de 2022 a entrega oficial dos designs das logomarcas, rótulos e embalagens desenvolvidos aos municípios e agroindústrias participantes.

 

Fim do conteúdo