Alunos dos Cursos Técnicos Integrados visitam Planetário Móvel na UFFS

Seguindo a missão do IFRS, de Ser referência em educação, ciência e tecnologia, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Erechim tiveram a oportunidade de vivenciar uma nova experiência em sua formação. Durante os dias 17 e 19 de maio, todas as turmas dos 3 cursos, Informática, Mecatrônica e Design Gráfico, visitaram o Planetário Móvel, que está no Campus Erechim da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).

O planetário é uma estrutura inflável, dentro da qual são realizadas projeções utilizando um projetor FullDome de 360º de imagem. Essa tecnologia propicia uma imersão visual na qual o espectador pode visualizar o céu e o espaço numa perspectiva ampla e cativante. As diversas projeções abordaram temas como astronomia, física, evolução tecnológica e sustentabilidade, permitindo a conexão com diversos tópicos abordados nos variados componentes curriculares do ensino médio, de uma forma enriquecedora em relação ao que é proposto em sala de aula.

Além do planetário os grupos de visitação puderam conhecer alguns outros espaços da UFFS, como o herbário e o laboratório de Conexões das Ciências. As visitas foram organizadas pelos professores Alexandro Adário e Leonardo Silva, contando ainda com o acompanhamento das professoras Kelly Teixeira e Luciane Agliardi. O sucesso dessa visita também é creditado aos demais docentes que rearranjaram suas aulas e atividades avaliativas e de todos os demais servidores que colaboraram para a logística de quase 170 estudantes que participaram da atividade.