A docência em Filosofia: a experiência do PIBID Filosofia no Ensino Médio Integrado

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou nesse mês o livro digital “Tempos e espaços de formação no PIBID da UFFS: diálogos em contexto pandêmico”. Esta obra é formada por quinze capítulos a partir dos quais os autores, diferentes integrantes do Programa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, discutem as experiências e os desafios da docência. O acesso a obra é gratuito e pode ser realizado aqui.

A docência em Filosofia: A experiência do PIBID no Ensino Médio Integrado, é o capítulo treze deste livro e destaca a importância do PIBID e a oportunidade de vivenciar a realidade do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Erechim, e a concepção de formação integral do humano e da educação como experiência formativa, presente tanto nos objetivos como na finalidade dos Institutos Federais. Por fim, o texto reflete sobre a dificuldade de formação de um futuro docente em filosofia em tempos de pandemia na ótica dos estudantes. O capítulo é de autoria dos discentes Giuli Santos Amaral e Kennedy Ramos Desideri, e dos docentes Ilton Benoni da Silva (UFFS) e Giovane Rodrigues Jardim (IFRS).

Dez discentes de Filosofia da UFFS e integrantes do Núcleo Filosofia do PIBID –campus Erechim, acompanharam as atividades das disciplinas de Filosofia e de Ética e Sociedade no IFRS campus Erechim, de março de 2020 a março de 2022, através de encontros síncronos e assíncronos devido as restrições sanitárias em decorrência da pandemia de Covid-19. Desta forma estiveram presente junto aos estudantes do Curso de Ensino Médio Integrado em Informática que estava em implantação, bem como das atividades de extensão e de pesquisa realizadas no âmbito das Ciências Humanas, sobre a supervisão do professor Giovane Rodrigues Jardim, e a coordenação dos professores Ilton Benoni da Silva e Eloi Pedro Fabian. Nas palavras do prefácio de Jaqueline Moll:

“É um livro que nos ajuda a compreender que o momento distópico que vive a sociedade brasileira não representa o apagamento dos caminhos que vinham sendo traçados e trilhados no âmbito das políticas educacionais. Mesmo que os órgãos federais recuem, as sementes semeadas ao longo do processo de redemocratização e, especialmente, no último período antes da ruptura de 2016, seguem brotando por todos os cantos deste pais de dimensões continentais. E por falar em esperança… convido para a realização desta leitura!”