Início do conteúdo

IFRS sedia evento para apresentação de ações a estrangeiros residentes no município


Na noite da última quarta-feira, dia 13 de junho de 2018, um grupo de oito instituições de Erechim apresentaram, no Campus Erechim do IFRS, ações que serão desenvolvidas aos haitianos e africanos residentes no município. Buscando atender às fragilidades desses grupos e em diálogo com alguns de seus participantes, cada instituição apresentou na ocasião propostas de atividades a ser executadas até o final de 2018.

O objetivo da apresentação foi informar aos estrangeiros as ações planejadas, onde ocorrerão e como eles poderão participar. O IFRS, por sediar o evento, iniciou a reunião. A professora Adriana Troczinski Storti conduziu a apresentação das propostas, que incluem aulas de português, informática, curso de artesanato, auxílio nas aplicações de formação de preços e atividades lúdicas para as crianças. Em contrapartida, o IFRS receberá aulas de francês lecionadas pelo grupo de haitianos residentes de Erechim, a fim de ampliar o câmbio cultura da comunidade interna da instituição com o grupo de estrangeiros.

Além do IFRS, a Universidade Regional Integrada (URI), o Caritas Erechim, o Colégio Franciscano São José, Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Prefeitura Municipal, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Erechim e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) formam o grupo de entidades envolvidas no projeto.

Acompanhou o evento o vereador Flavio Barcellos, que mostrou atenção à temática e apoio para ações futuras. Representantes dos estrangeiros participantes expuseram ao final da apresentação palavras de agradecimento, gratidão com os envolvidos, reforçando o Brasil e o município como lugares onde o lado humano se destaca.

Novo evento coletivo foi pré-agendado para o final de 2018 para avaliar as ações realizadas durante o ano e para planejar novas atividades para o próximo.

Fim do conteúdo