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Professores – Orientações para o Ano Letivo


Orientações da Coordenadoria de Ensino

1 – Planos de Ensino no sistema SIGAA: são preenchidos pelo professor no próprio sistema e apresentado, aos estudantes, no início do período letivo.

Os Planos de Ensino devem ser assinados digitalmente e enviados em formato PDF via formulário específico, conforme prazo estipulado no Calendário Acadêmico.


2 – Atividades Emergenciais: o professor deverá enviar suas atividades emergenciais via formulário específico indicando curso/turma/turno, conforme prazo estipulado no Calendário Acadêmico.

Importante: assim que a atividade emergencial for utilizada, o professor titular deve enviar uma nova atividade emergencial substituta, para o e-mail [email protected].

Em caso de ausências emergenciais, deverá ser comunicado à Coordenadoria de Ensino pelo e-mail [email protected] e pelo telefone: 054 3204-2111.

A justificativa deve ser registrada em até 48h e encaminhada para o e-mail da Direção de Ensino: [email protected].


3 – Estudos Orientados: Conforme o Art. 202 da Organização Didática do IFRS, “Entende-se por estudo orientado, o processo didático-pedagógico que visa oferecer novas oportunidades de aprendizagem ao estudante, a fim de superar dificuldades ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Parágrafo único. Será oferecido ao estudante horário de atendimento extraclasse para realização do estudo orientado, sendo o período informado pelo professor em seu Plano de Ensino e/ou Plano de Trabalho e também divulgado em sala de aula.”

A carga horária docente, referente aos Estudos Orientados, pode ser consultada na Resolução 67 – Regulamento da Atividade Docente.

A frequência dos estudantes no horário dos estudos orientados deve ser registrada na Lista de Frequência.

Sobre esse controle na lista:

* a lista de frequência é flexível, ou seja, o professor poderá tirar ou acrescentar linhas/quadro;

* fica a critério do professor, se deseja uma lista de frequência para cada turma ou usar a mesma para todas as turmas;

* recomendamos registrar “não compareceram” ou “não houve atendimento, pois nenhum aluno compareceu”, que é uma garantia que o professor estava disponível, para comprovar aos pais e/ou responsáveis.


4 – Recuperação Paralela: segundo a Organização Didática “todo estudante, de qualquer nível ou modalidade de ensino, tem direito à recuperação paralela, dentro do mesmo trimestre/semestre.” A Recuperação Paralela, segundo a recomendação da Organização Didática, “será realizada, preferencialmente, em horário de estudos orientados, podendo ser realizada também em horário de aula ou outros, a critério do docente”.

O registro da realização da Recuperação Paralela deve ser feito no Diário de Classe, no SIGAA e apresentado no Conteúdo Programado.


5 – Exames Finais: Os exames finais tem data prevista no Calendário Acadêmico mas não constam como dia letivo. A Ata de Exames Finais é impressa pelo professor pelo SIGAA: Menu Turma Virtual/Diário Eletrônico/Diário de Turma; assim, os estudantes assinarão sua presença no dia da realização do Exame Final.


6 – Diário de Classe: É o documento onde são registrados, no SIGAA, os dados referentes aos componentes curriculares (frequência, conteúdos ministrados, atividades desenvolvidas em cada aula e a recuperação paralela). O registro é responsabilidade de cada professor e deverá ser atualizado diariamente. Ao final do período letivo, deve ser assinado digitalmente pelo Portal SouGov e encaminhado em formato “PDF”, exclusivamente via formulário específico. Observamos que se os componentes curriculares forem  colegiados, é necessário constar a assinatura de todos os professores.

Os documentos que devem ser entregues digitalizados (via formulário) ao final de cada período letivo:

– o Diário de Classe;

–  a Ata de Exame Final;

as avaliações realizadas pelos estudantes, no Exame Final;

–  o registro de frequência nos Estudos Orientados (opcional).


ORIENTAÇÕES GERAIS LIGADAS AOS DEMAIS SETORES:

1 – O Plano de Trabalho Docente: é o documento de orientação e planejamento dos docentes nos campi do IFRS e deverá ser enviado para a Direção de Ensino no início de cada período letivo (ano/semestre). Possíveis dúvidas podem ser esclarecidas com o Diretor de Ensino, pelo email: [email protected] .

2 – Plano Educacional Individualizado (PEI): Conforme a IN 07/2020, para cada estudante com necessidades educacionais específicas que demandam de acessibilidade curricular, de qualquer curso ofertado pelo IFRS, deverá ser elaborado um Plano Educacional Individualizado – PEI. Possíveis dúvidas podem ser esclarecidas com o NAPNE.

Para orientações, enviar e-mail para [email protected][email protected]

* Solicitar ao NAPNE ([email protected]) a presença de intérpretes de Libras ou cuidadoras.

3 – Cadastro no SIGAA: O cadastro no SIGAA deve ser realizado pelo próprio docente na página https://sig.ifrs.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do. É necessário ter o e-mail institucional e o número de SIAPE para o cadastro no sistema.

Em caso de eventual erro no sistema, o docente deve contatar o setor de TI da reitoria através do  GLPI (https://suporte.ifrs.edu.br/).

4 – Atestado de comparecimento para alunos:  Quando os estudantes participarem dos estudos orientados ou atividades pedagógicas orientadas/registradas pelo professor, podem solicitar atestados de comparecimento. Esses atestados de comparecimento são para casos pontuais e são fornecidos pelo professor.

5 – Avaliação Substitutiva: conforme Organização Didática do IFRS e Calendário Acadêmico, o estudante que perdeu alguma avaliação poderá realizar avaliação substitutiva. Essa oportunidade é solicitada pelo estudante junto a Coordenadoria de Registros Acadêmicos, por meio do envio de e-mail para: [email protected]. O docente da turma é o responsável por aplicar a avaliação substitutiva.

6 – Atestados de Regência e/ou Declaração de Disciplinas Ministradas: os Atestados de Regência devem ser solicitados na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, pelo e-mail: [email protected].

7 – Solicitações de materiais de expediente: os materiais de expediente como canetões, folhas de ofício, entre outros, devem ser solicitados via sistema SIG. Em caso de dúvidas o email de contato é: [email protected].

8. Cópias impressas: O número de impressões é limitado, dessa forma, realizar somente as impressões indispensáveis. Para solicitar folhas para impressão, utilizar o sistema SIG. O nome das Folhas A4 no sistema é: PAPEL, A4, SULFITE, BRANCO, RESMA, 75G/M2.

9. Agendamentos de Salas: existe a possibilidade de agendamentos de salas para algumas salas específicas (que não têm aulas regulares) e  laboratórios de informática. Esse agendamento é feito pelo professor no Sistema de Agendamentos. O login é o mesmo dos computadores do IF. Exemplo: login nome.sobrenome – senha: fornecida pela TI.

 

 

 

 

Documentos norteadores:

Acessar através do link.

Modelos de documentos de uso contínuo:

Modelo de Lista de Frequência nos Estudos Orientados

Modelo de Convocação para Recuperação Paralela

Modelo de Convocação para sábado de Atendimento aos Pais

Modelo de Atestado de Comparecimento de Estudante

Modelo de Espelho de Classe – Professor(a) Conselheiro(a)

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização em 12/09/2024

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