Início do conteúdo

Terceiro dia da Semana Acadêmica do IFRS – Campus Vacaria tratou de assuntos relevantes para a atualidade


Na noite da última quarta-feira, dia 26/09, ocorreram as atividades do terceiro dia da I Semana Acadêmica do IFRS – Campus Vacaria, II Semana Acadêmica de Ciências Biológicas e III Simpósio de Logística (SEMAC). Os participantes puderam prestigiar palestras sobre  temas relacionados à biologia, agronomia, logística, fotografia e uma oficina sobre desenvolvimento de programação na plataforma denominada Arduino.

 

Conheça abaixo alguns dos temas que foram tratados, bem como as abordagens adotadas.

 

 

Márcio Costa Moreno, professor e consultor de empresas

Tema: O Impacto da Logística no Processo de Internacionalização das Empresas

“Conforme o processo vai se tornando complexo, e se atingem mais mercados, trabalha-se com mais produtos e a logística para fazer a movimentação disso vai se tornando mais complexa. E, apesar de hoje as trocas internacionais serem muito mais volumosas, não quer dizer que seja mais fácil, quer dizer que a gente tem que ter mais trabalho para poder transpor todas essas barreiras que existem nas trocas entre os países, e fazer com que tudo aconteça. Quanto mais as empresas se expandem na área de compras e vendas internacionais, a atuação do profissional da logística se torna cada vez mais importante. Esse tema é fundamental hoje em dia porque as empresas não conseguem mais restringir as suas fronteiras. Não é uma questão de querer ou não querer se internacionalizar. As empresas são obrigadas, para poder se manter competindo no mercado. As matérias-primas estão em vários lugares e os clientes também. Eu não posso querer restringir a minha empresa que ela vá comprar ou vender localmente, para que eu possa atingir esses diversos mercados e buscar matérias primas onde elas estão disponíveis, tenho que atuar em operações internacionais”.

 

 

Cristiano Abreu, professor do IFRS – Campus Vacaria

Minicurso de Programação em Arduino

“Programação de computadores, robótica e demais ciências do âmbito das tecnologias computacionais são consideradas complicadas para a maioria das pessoas. Pensando em facilitar o ensino dessas ciências de forma lúdica e didática, o professor Massimo Banzi criou em 2005 na Itália uma plataforma chamada Arduino. Esta plataforma se popularizou no mundo todo devido ao seu baixo custo e pela facilidade de utilização e integração com componentes eletrônicos, possibilitando a criação de protótipos eletrônicos como pequenos robôs, controle de iluminação de ambientes, entre outras aplicações que podem ser automatizadas. Isso estimula o interesse pela programação, pois o aluno visualiza na prática o funcionamento dos experimentos realizados.

O objetivo do minicurso foi fazer uma introdução à programação com Arduino e seu uso na criação de experimentos eletrônicos com a utilização componentes utilizados em automação como sensores e atuadores, visando apresentar a facilidade de programação com a plataforma”.

 

 

Rafael Dariva, fundador da Six Interfaces

Tema: Não Se Trata Apenas de Tecnologia

“Na palestra, falei sobre sobre características empreendedoras, comportamento e desenvolvimento pessoal, habilidades que o mercado de trabalho exige e growth hacking, um conjunto de ações (hacks) para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional. São atalhos para o crescimento.
Acho importante abordar tudo isso, pois conhecimento técnico se adquire mais fácil que comportamento.Muitas pessoas já passaram pela minha empresa, que eram ótimas na parte técnica, mas vinham sem muita coisa básica, para se trabalhar em equipe e num ambiente de trabalho.”

 

 

Nicolas Eigon Brandt, extensionista rural da EMATER de Vacaria

Tema: Diversificando o consumo da carne ovina

A palestra mostrou o trabalho que a extensão da EMATER de Vacaria, junto com os escritórios da Serra, está tentando promover com os agricultores da região. Em virtude da dificuldade de comércio para abate, por não haver frigoríficos na região, procura-se capacitar produtores para fazer o abate de uma forma diferenciada, e assim buscar a agregação de valor dos cortes. Outro objetivo é instigar a população a consumir carne ovina, ampliando o consumo além do tradicionalismo. Segundo Nicolas, as pessoas só lembram do consumo da carne ovina se ela for assada “e deve-se consumir de outra forma, com cortes mais fracionados, para o dia-a-dia, em hambúrgueres, bifes, picanha, filé, lombinho, costela recheada, buscando-se então mais pratos do que a gente está acostumado”. O objetivo do trabalho é fazer com que os criadores aumentem seus rebanhos, bem como as tecnologias de suas propriedades, e a rentabilidade da produção de ovinos..

 

 

Weverton Cordeiro, professor do INF/UFRGS

Tema: Competições de Programação: Google, Facebook e mais um mundo de oportunidades no Vale do Silício

O objetivo da palestra (voltada para todos os alunos, mas em especial aos que recém ingressaram na graduação) foi apresentar a mais tradicional competição de programação no mundo, o International Collegiate Programming Contest (https://icpc.baylor.edu/), e suas competições irmãs brasileiras, a Olimpíada Brasileira de Informática (http://olimpiada.ic.unicamp.br/) e a Maratona de Programação (http://maratona.ime.usp.br/).

Segundo Weverton, houve um bom retorno dos alunos em relação ao entendimento sobre a importância de participar dessas competições, que tipo de habilidades eles podem adquirir participando dessas competições e como essas habilidades podem ser úteis lá quando eles estiverem no mercado de trabalho. Com a palestra, ele busca incentivar os estudantes a participarem das competições de programação para abrirem seus horizontes. Segundo ele os participantes “ficaram bem motivados e receberam bem a mensagem”.

 


Juliano Rodrigues, doutorando em História do Cinema Brasileiro

Tema: Fotografia Still e Fotografia no Cinema

“Eu vim falar sobre o que está ao redor da fotografia. A gente pode olhar muito tutorial do youtube sobre o que é fotografar, mas eu queria trazer algo além da técnica, um pouquinho do pensamento crítico, da filosofia da arte que vem junto com a fotografia. Às vezes isso é pouco palatável para os alunos, especialmente no Ensino Médio, que não tem tanto interesse por assuntos um pouco mais densos. Então a gente tenta tratar isso a partir de questões como o que significa repertório para a fotografia, qual a importância de conhecer imagens, qual é a importância de ver várias imagens. A importância disso é que a gente se liberta para refazer imagens que a gente acha interessantes e também para fazer imagens que são diferentes das que existem no mundo. O que me deixa feliz de estar aqui é poder compartilhar um pouco das minhas visões sobre o fazer fotográfico e também despertar um pouco do olhar crítico que torna a fotografia algo interessante”.

 

 

Eduardo Ceresa, empresário caderneiro

Tema: Case em Logística – Cadeia de suprimentos

“Tratamos do assunto relacionado a toda a cadeia logística, a área de supply chain, sobre a importância da integração entre as áreas, desde o processo produtivo até as vendas. Falamos um pouco sobre empreendedorismo no Brasil, sobre as dificuldades, sobre os desafios dos dia-a-dia, e, principalmente sobre a dúvida entre o ser empresário e o ser funcionário. Os participantes tiraram dúvidas sobre a  logística como transporte, a própria parte de suprimentos e programação de produção. Eu falei um pouco da minha trajetória como profissional, e certamente na parte pessoal tive um crescimento bem significativo em trocar experiência com quem está estudando a área. Essa troca de experiências faz acelerar bastante o processo de aprendizado”.

 

 

Ângela Pawlowski, doutora em Botânica

Tema: Prospecção de Produtos Naturais como Herbicidas

A palestra foi voltada para a apresentação de informações acerca da utilização de produtos naturais para fazer a produção de bioerbicidas, ou seja, herbicidas constituídos a partir de moléculas químicas presentes em plantas ou microorganismos. É fundamental que os professores, pesquisadores e alunos compartilhem seus conhecimentos porque as áreas não são únicas, elas precisam se comunicar, se inter-relacionar, porque o conhecimento se constrói a partir das trocas.

Fim do conteúdo