Geral
Servidores públicos podem se inscrever para atuar no Programa Partiu IF
Estão abertas até 03 de fevereiro de 2026 as inscrições para a seleção de professores e profissionais de assistência estudantil para atuar no Programa Partiu IF do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Podem participar da seleção servidores do Instituto ou de outras esferas da administração pública.
As inscrições devem ser realizadas através do formulário eletrônico que consta no Edital Proen 01/20026, no qual constam todas as informações.
A seleção será composta por análise curricular de títulos e experiência profissional e por entrevista, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Outras informações estão disponíveis na página do Programa Partiu IF.
Vagas, remuneração e carga horária
Há vagas para todos os 17 campi do IFRS, destinadas às funções de professor (de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza), além de profissional de assistência estudantil, nas áreas de Psicologia, Pedagogia ou Serviço Social.
As atividades são presenciais. As bolsas têm valor mensal de R$ 1.430,00 para todas as funções.
Os cargos de professor têm duração de 10 meses, de março a dezembro de 2026, com carga horária semanal de 10 horas. Já o de profissional de assistência estudantil tem duração de oito meses, de abril a dezembro de 2026, também com carga horária de 10 horas semanais.
Atividades a serem desenvolvidas
Os professores atuarão no planejamento e na realização de aulas presenciais, no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, na aplicação e correção de atividades avaliativas, no registro acadêmico, na produção de materiais didáticos, na orientação de monitores e na participação em reuniões pedagógicas e administrativas. Também poderão atuar em ações de divulgação do programa e nos processos de seleção de estudantes e monitores, conforme demanda da coordenação.
Os profissionais de assistência estudantil serão responsáveis pelo acompanhamento psicossocial, pedagógico e social dos estudantes, pelo desenvolvimento de ações de apoio à permanência e ao êxito no programa, pela realização de atendimentos individuais e em grupo, pela orientação a estudantes e responsáveis e pela articulação com a equipe do programa para identificação de necessidades educacionais específicas, sem caráter diagnóstico.
Sobre o Partiu IF
O Programa Partiu IF vai oferecer aulas e atividades voltadas à recuperação de aprendizagens de estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas. É um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os Institutos Federais.