Início do conteúdo

Servidores do Campus recebem capacitação sobre Educação a Distância


Professores e técnico-administrativos do IFRS Campus Vacaria receberam, na tarde de hoje, capacitação sobre Educação a Distância. Os temas abordados foram: “Como criar e ofertar cursos de Educação a Distancia?” e “Possibilidades Pedagógicas no Moodle”. A atividade fez parte da Ação EaD nos Campi, e as abordagens utilizadas partiram das demandas locais.

A ministrante do encontro foi a Coordenadora de Educação a Distância, da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva. Foram esclarecidos diversos tópicos como: os tipos de cursos EaD existentes, as estratégias pedagógicas, as demandas da comunidade, dicas sobre os recursos disponíveis no Moodle, além informações mais práticas, como os passos necessários para se criar um curso desse tipo. Júlia destacou como ponto positivo para a EaD do Campus a presença dos bolsistas do curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio. Os referidos estudantes fazem parte do projeto “Luz, Câmera, Educação à Distância”, o qual tem por objetivo auxiliar os professores na operacionalização das funcionalidades do Moodle e ideias para os roteiros de videoaulas.

A Coordenadora de EaD também acredita que a capacitação serve como um meio de fortalecer a oferta de vagas e modalidades nesse âmbito, bem como desmistificar os preconceitos em relação à Educação a Distância, esclarecendo sobre a mesma. Já, para o Diretor de Ensino, Adair Adams, o impacto da atividade se dá pela possibilidade de ampliar a oferta de cursos e um atendimento maior ao público, bem como à adequação à realidade das tecnologias atuais.

Fim do conteúdo