Seminário “Lugar de Mulher: Onde Ela Quiser” inicia amanhã

Inicia amanhã, dia 22/08/2019, às 8h30min, o I Seminário – Lugar de Mulher: Onde Ela Quiser. As atividades ocorrem no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Oliveira (Vacaria – RS). O evento conta com a promoção do IFRS, CEIDEC e Cáritas Vacaria, além de diversas entidades apoiadoras. As inscrições irão ocorrer na entrada. A contribuição será de R$20 (com direito a almoço). Para quem não for almoçar no local será solicitada uma colaboração para expedição de certificado no valor de R$3,00 (para estudantes do IFRS) ou R$5,00 (para outros públicos). Os participantes poderão prestigiar exposição e comercialização de artesanato e produtos locais, além de terem a oportunidade de realizar avaliação física e orientação.

Confira a programação

Início: 8h30

1ª Palestra: Violência Doméstica Contra a Mulher. Assessora: Drª Bianca Acioly de Araújo – Promotora de Justiça Criminal de Vacaria e Coordenadora do Projeto Acolher.

2ª Palestra: Análise de Conjuntura sobre Atuação da Mulher no mercado de trabalho – novas fontes alternativas frente ao desemprego. Assessora: Lucia Garcia – Economista formada pela UFRGS e especializada em teoria econômica; Mestranda PPGE/UFRGS. Técnica do DIEESE e Professora da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE.

Intervalo – Haverá almoço no local. Valor: R$20,00. Cardápio (orgânico): arroz, feijão, carne, saladas e suco natural.

Retorno das Atividades: 13h30

Oficinas e mediadoras

I – A resistência das comunidades quilombolas por meio da força das mulheres –  Alunas do IFRS – campus Sertão. Projeto Narrativas Orais nas Comunidades Quilombolas da Região Norte do Rio Grande do Sul – Uma Proposta de Trabalho na Escola;

II – Preparação de chás, emplastros e compressas com plantas medicinais – Carla Azambuja Centeno Bocchese e Léa Maria Pereira Ribeiro;

III – Violência Doméstica Contra a Mulher: Realidade da Região dos Campus de Cima da Serra – Roseni Silveira dos Santos;

IV – Desinibição e oratória: como vender bem seu peixe – Profª Juliene Marques (IFRS);

V – Empreendedorismo Feminino – Profª Renata Gonçalves Rodrigues (IFRS);

VI – Empreendedorismo Social – Me. Egidiane Michelotto Muzzatto;

VII – Direitos Humanos – Profª Lilian Cordeiro (IFRS);

VIII – Presença e importância da Mulher na Política – Vereadoras: Selmari da Silva, Rita Zamboni e Vanessa Boeira;

IX – Clube de Pães, Transformação e Desenvolvimento Social – Grupo Amada Massa;

X – Constelação Sistêmica e Familiar Xamânica: um olhar para o feminino – Professora Eliane Borges

Encerramento e entrega de Certificados: 17h