Relações étnico-raciais serão pauta de atividade do NAAf do campus

O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do IFRS – campus Vacaria promove conversa virtual com Daniele Machado Vieira sobre o tema “Pesquisa, ensino e relações étnico-raciais”. A atividade ocorre no dia 28/05, às 18h. Será fornecido certificado. Para inscrever-se basta preencher o formulário no link:

Um currículo premiado

Daniele Machado Vieira é doutoranda, mestre (2017) e licenciada (2012) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana, educação e relações étnico-raciais. Desde a graduação vem participando de formações e projetos relacionados à temática racial e o espaço urbano. Sua dissertação de Mestrado Territórios Negros em Porto Alegre/RS (1800-1970) “Geografia histórica da presença negra no espaço urbano” foi aprovada com louvor em 2017, tendo recebido em 2019 dois prêmios nacionais: XI Prêmio Brasileiro – Política e Planejamento Urbano e Regional – promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e Menção Honrosa de Dissertação do Prêmio Maurício de Almeida Abreu (área de Geografia Humana) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE). Em 2015 parte desse trabalho já havia sido premiado na XXIII Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevideo) em La Plata/Argentina.