Reitor do IFRS e Diretor-Geral do Campus Vacaria são eleitos para o período 2024-2028

O professor Adair Adams foi eleito diretor-geral do campus Vacaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para o quadriênio 2024-2028. Júlio Xandro Heck foi reeleito reitor para o mesmo período. A consulta à comunidade do Instituto foi realizada em 05 de outubro de 2023 e os resultados finais foram publicados recentemente. A votação ocorreu pela primeira vez em ambiente virtual.

Adair Adams, candidato único a diretor-geral do campus Vacaria, obteve o percentual de 68,25%, distribuído da seguinte forma: 92,86% no segmento docente (39 votos), 78,13% no segmento técnico-administrativo (25 votos) e 33,76% no segmento discente (186 votos).

Júlio recebeu 4.266 votos, sendo 537 votos de técnicos administrativos, 616  de professores e 3.113  dos estudantes, o que equivale a 43,67% dos votos válidos. O próximo passo é a homologação do resultado em reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) da Instituição, a ser realizada no dia 1º de novembro, às 14h. A posse do reitor deve ocorrer em fevereiro de 2024, em Brasília. Já a dos diretores-gerais será realizada em Bento Gonçalves, posteriormente a essa data.

Sobre o diretor-geral

Com 43 anos, Adair atua no magistério há 15. Graduado em Filosofia, Sociologia e Psicologia (UNIJUÍ), mestre em Filosofia (PUCRS), Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) e pós-doutorado em Educação e Novas Tecnologias (UNICRUZ). Além de ser professor no Campus Vacaria desde 2016, atua na Direção de Ensino desde 2017.

Sobre o reitor

Com 45 anos, Júlio atua no magistério há 16. Formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia. Além do período como reitor, já esteve à frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, de 2013 a 2016, e é professor do Campus Porto Alegre.