Início do conteúdo

Quer praticar exercícios físicos em casa? Confira o vídeo e as dicas


Que tal um desafio para celebrar o Dia da Mundial da Saúde (7 de abril)? A proposta é que todos se mexam um pouco! A prática de exercícios físicos melhora a saúde, a imunidade, o humor, a autoestima e ajuda a esquentar!

Para facilitar, a professora de Educação Física Heloisa Santini, do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), gravou um vídeo com uma proposta bem legal que inclui fortalecimento muscular e alongamentos. Você só precisa de: 1) um espaço pequeno em casa ou no apartamento; 2) uma cadeira ou banco; 3) um colchonete, colchão ou tapete; 4) uma bola; e 5) vontade. Outra dica é usar uma roupa confortável e um tênis.

São exercícios básicos e conhecidos por grande parte das pessoas, explica a docente. Mas o ideal é que cada um avalie a sua condição física na hora de realizar e lembre-se de orientações que já tenha recebido de profissionais de saúde. A sugestão é começar com uma série de 10 a 15 repetições de cada atividade, conforme a pessoa se sinta confortável, e sempre observar as orientações para manter a postura. Com o passar do tempo, o praticante pode avaliar aumentar para duas repetições ou até três.

A sequência do vídeo busca fortalecer tanto os membros inferiores quantos os superiores, dando uma atenção especial à sustentação da coluna e à postura. “Se a pessoa conseguir praticar duas vezes na semana está ótimo. É possível associar a outra prática em casa: yoga, exercícios com aparelhos (se tiver em casa) e dança, que é tudo de bom”, afirma Heloisa.

A docente destaca que os exercícios liberam hormônios que podem contribuir para que o atual momento complexo seja vivenciado de forma mais leve. “A realização de movimentos ajuda a manter saúde integral. A prática de exercícios físicos libera endorfina, hormônio da felicidade, que melhora o humor e o sono. Libera também dopamina, o qual tem efeito tranquilizante e minimiza os impactos do estresse”, explica. Então, a decisão é sua: reservar alguns minutinhos na semana para se cuidar.

Um último recado da prof. Heloisa: “Precisamos associar a prática de exercícios físicos à alimentação saudável e a uma boa noite de sono”. Para isso, fique atento que em breve publicaremos dicas de alimentação para dias de temperaturas mais baixas, como os que estão por vir.

Fim do conteúdo