Publicadas listas finais de candidatos a reitor e diretor de campus do IFRS

Listas de homologados foram publicadas nesta sexta-feira, 15 de setembro, quando tem início a campanha para as eleições institucionais

Estão divulgados os candidatos homologados para os cargos de reitor e de diretor-geral de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – gestão 2024/2028. Para reitor, são candidatos os servidores Júlio Xandro Heck e Odair José Spenthof. Confira os candidatos a diretor de campus na página “Eleições 2023” no site de cada unidade.

Estudantes e servidores poderão realizar o cadastro para votar na consulta eleitoral, que este ano ocorrerá de forma eletrônica. O cadastro deverá ser feito no período de 27 de setembro a 1º de outubro de 2023, conforme orientações que serão divulgadas. O voto é secreto e não obrigatório.

O primeiro turno de votação será no dia 05 de outubro de 2023, nos 17 campi e na Reitoria. Só terão segundo turno as unidades com três ou mais candidatos.

Campanha eleitoral

A campanha eleitoral será realizada das 15h desta sexta-feira, 15 de setembro, até o dia 04 de outubro. Os candidatos poderão apresentar suas propostas nas unidades do IFRS e em meios eletrônicos. Banners e cartazes poderão ser fixados em áreas determinadas pelas comissões eleitorais.

É prevista a realização de debates, organizados pelas comissões eleitorais, nos dias 26 de setembro (para o cargo de diretores-gerais) e 27 de setembro (para o cargo de reitor).

Sobre a preparação para a votação

Como a consulta eleitoral de 2023 será feita de forma eletrônica no IFRS, o cronograma passou a incluir novas etapas e procedimentos. Confira:

• As comissões eleitorais publicarão, até 19 de setembro, a lista preliminar de estudantes e servidores que poderão se cadastrar para votar nas eleições.
  • Recursos em relação à lista poderão ser encaminhados por e-mail à comissão eleitoral da unidade até as 12h do dia 21 de setembro de 2023.
  • A lista definitiva dos nomes dos estudantes e servidores que poderão fazer o cadastro para votar será divulgada no dia 22 de setembro.
  • Até o dia 22 de setembro, também serão publicadas orientações sobre como fazer o cadastro do endereço de e-mail para votação, etapa que ocorrerá de 27 de setembro a 1º de outubro de 2023. O cadastro é necessário para habilitar os eleitores a acessarem o sistema eletrônico no dia da consulta eleitoral.
Sobre o dia da votação

A consulta eleitoral, no dia 05 de outubro, ocorrerá pelo sistema eletrônico digital Helios Voting. O eleitor poderá votar a distância ou nas unidades do IFRS em local disponibilizado para acesso ao sistema (nesse caso, será necessário apresentar documento de identificação com foto, podendo ser RG, carteira de habilitação, passaporte, carteira de trabalho, carteira de órgão de classe, crachá emitido pelo IFRS ou carteira de identificação estudantil).

Saiba mais:

O processo de consulta para indicação de reitor e diretor-geral de campus ocorre a cada quatro anos. Em 2023, foi iniciado na reunião do Conselho Superior (Consup) do dia 03 de agosto e, conforme o Decreto 6986/2009, deve ter duração de até 90 dias. A data limite para homologação, pelo Conselho Superior do IFRS, dos nomes dos candidatos eleitos é 01 de novembro de 2023.

Acesse o cronograma completo e mais informações no Regulamento Eleitoral