Publicadas as listas de classificados do PS 2022/1 e a primeira chamada para matrículas

Foram divulgadas as listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de Estudantes 2022 do IFRS. No campus Vacaria, os resultados correspondem aos cursos abaixo:

Classificados em 1ª Chamada – Prova própria (orientações para: matrículas; informações sobre candidatas(os) autodeclaradas(os) negras(os); reserva de vagas para renda inferior a um salário mínimo e meio)

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio:

• Agropecuária;
  • Multimídia.

Classificados em 1ª Chamada – Sorteio (orientações para: matrículas; informações sobre candidatas(os) autodeclaradas(os) negras(os); reserva de vagas para renda inferior a um salário mínimo e meio)

Curso técnico subsequente ao Ensino Médio:

• Agropecuária (50% por cento das vagas por sorteio, 50% das vagas pelo ENEM, com resultados em 18/02).

As listas podem ser conferidas no site ingresso.ifrs.edu.br, clicando em “Prova própria” ou “Sorteio” na capa do site. Estão destacados os que foram classificados em primeira chamada – que são os primeiros colocados e já devem estar atentos aos próximos passos para encaminhar a documentação pelo sistema Pré-matrícula (confira as informações no edital do seu curso, no site de ingresso).

No entanto, estar classificado em primeira chamada não significa ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos para realmente efetivar a matrícula.  O envio da documentação da primeira chamada de classificados ocorrerá via sistema eletrônico no período de 27 a 31 de janeiro.

FIQUE ATENTO, ENTÃO:

▶ ️ Nesta terça-feira, dia 11, foi divulgada também a lista com os nomes dos candidatos da seleção por sorteio e por prova aprovados em primeira chamada que necessitam encaminhar a documentação para análise de reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo no período de 27 a 31 de janeiro. Confira no edital do curso a documentação necessária (o edital está publicado no site de ingresso). O envio dos documentos ocorrerá via sistema eletrônico (aguarde mais informações a serem divulgadas no site de ingresso).

▶ Também está divulgada a lista dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas das modalidades de seleção sorteio e prova aprovados em primeira chamada.

▶ No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além de enviar a documentação pelo sistema Pré-matrícula, deverão participar da verificação étnico-racial no período de 01 a 04 de fevereiro. Neste ano, a verificação ocorrerá de forma presencial. A data, o horário e o local da conferência estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br.

▶ No caso dos candidatos que se autodeclararam indígenas, precisam acessar o sistema Pré-matrícula, que pode ser acessado pelo endereço: http://ingresso.ifrs.edu.br/prematricula/ e preencher o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena e anexar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

Dicas importantes:

📝 Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária com antecedência. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais (no entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula). Lembre-se que este material encontra-se no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais.

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

📝 Está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br os Manuais de Matrícula com informações importantes e passo-a-passo para os candidatos. Acesse o Manual referente ao seu tipo/modalidade de inscrição.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste PS que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

Comprovante de vacinação

Os candidatos ao Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula dos classificados. Os editais foram retificados no dia 27 de dezembro de 2021 para incluir a exigência. E o candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada.

Próximas chamadas do PS

Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar novas chamadas de candidatos. Lembrando que a ordem de classificação dos candidatos é a publicada nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2022 e as listas de chamadas seguirão essa ordem.

A segunda chamada, se ocorrer, está prevista para o dia 18 de fevereiro. Por isso, os candidatos precisam acessar com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.

ENEM – Se você se inscreveu pelo Enem, deverá aguardar até o dia 18 de fevereiro de 2022, quando está prevista a publicação dos aprovados nesta modalidade (saiba mais).

📌 Para saber mais sobre o Processo Seletivo 2022/01 do IFRS e acompanhar as novidades, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.