Processo seletivo especial para ingresso de estudantes indígenas recebe inscrições até 31 de janeiro

Estão abertas até 31 de janeiro de 2022, as inscrições para o Processo Seletivo especial de ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores gratuitos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A lista de cursos oferecidos e o documento com as orientações para a seleção foram publicados no dia 7 de janeiro (acesse todas as informações no Edital 02/2022).

No campus Vacaria as opções de vagas são:

Bacharelado em Agronomia

Turnos: Manhã, Tarde – Vagas: 02

Licenciatura em Ciências Biológicas

Bacharelado em Sistemas de Informação

Tecnologia em Processos Gerenciais

Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio

Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Turno: Manhã – Vagas: 02

Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio

Turno: Manhã – Vagas: 02

No total são 308 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2022, considerando os 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

📌 Sobre as inscrições:

As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas abriram às 14h desta sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, e poderão ser realizadas até 23h59min de 31 de janeiro de 2022.

São feitas pela internet, pelo link disponível no endereço ingresso.ifrs.edu.br/2022, no botão Inscrições.  Não há cobrança de taxa.

Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 02/2022 e anexos. Vale reforçar que os cursos do IFRS são gratuitos.

📌 Sobre a seleção:

A seleção se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico.

A prova de redação ocorrerá no dia 08 de fevereiro de 2022. O sorteio será no dia 10 de fevereiro de 2022.

O ingresso ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2022. Os cursos do IFRS são presenciais, mas podem ocorrer aulas remotas ou híbridas devido à pandemia de Covid-19 ou ao projeto pedagógico do curso.

>> Mais informações estão no Edital nº 02 e anexos. E acompanhe as novidades no site ingresso.ifrs.edu.br/2022.

📌 Saiba mais sobre o Processo Seletivo Indígena do IFRS

O Processo Seletivo Indígena oferta duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, atuando como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12 e a Política de Ação Afirmativa do IFRS. O objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores, assegurando um dos direitos constitucionais que é a educação. Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

Este é o terceiro Processo Seletivo do IFRS especificamente para indígenas. A iniciativa é oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. O documento prevê também ações de apoio pedagógico para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.

Na imagem em destaque está a estudante Jaíne Sales, que é de uma comunidade Cainguangue de Porto Alegre e aluna do curso Técnico em Biotecnologia subsequente ao Ensino Médio do Campus Porto Alegre do IFRS.