Processo Seletivo 2022/2: Publicadas as listas de classificados e a primeira chamada para pré-matrículas

Foram divulgadas as listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do IFRS. Podem ser conferidas no site ingresso.ifrs.edu.br, clicando “Enem” ou  “Prova” na capa do site. Estão destacados os candidatos classificados em primeira chamada – que são os primeiros colocados e já devem estar atentos aos próximos passos para encaminhar a documentação pelo sistema Pré-matrícula (confira as informações no edital do seu curso, no site de ingresso, e acesse também o guia com orientações publicado na mesma página da lista de classificados).

Curso de Licenciatura em Pedagogia:

Chamada – ENEM: https://ingresso.ifrs.edu.br/2022-2/chamadas/1a-chamada-21/
Chamada – Prova: https://ingresso.ifrs.edu.br/2022-2/chamadas/1a-chamada-7/

O envio da documentação da primeira chamada de classificados ocorrerá via sistema eletrônico no período de 25 a 28 de junho de 2022. O link do sistema eletrônico de pré-matrículas está disponível na capa do site do Processo Seletivo Complementar.

Importante: estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos para realmente efetivar a matrícula.

FIQUE ATENTO ENTÃO:

▶️ Também estão sendo divulgadas as listas dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas das modalidades de seleção sorteio e prova aprovados em primeira chamada.

No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além de enviar a documentação pelo sistema Pré-matrícula, deverão participar da verificação étnico-racial no dia 27 a 29 de junho. Neste ano, a verificação ocorrerá de forma presencial. A data, o horário e o local da conferência serão publicadas juntamente com a lista a partir das 18h.

No caso dos candidatos que se autodeclararam indígenas, precisam acessar o sistema Pré-matrícula, cujo link estará na capa do site de ingresso, e preencher o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena, anexando o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

Dicas importantes sobre a pré-matrícula:

📝 Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária para a pré-matrícula. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais (no entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula). Lembre-se que este material encontra-se no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais.

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

📝 Está disponível no site ingresso, junto às listas de classificação, um guia com Orientações para a Matrícula, que tem informações e passo a passo para auxiliar os candidatos na fase de pré-matrícula.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste PS que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

Comprovante de vacinação

Os candidatos classificados no Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula. O candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada.

Próximas chamadas do PS Complementar

Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. Lembrando que a ordem de classificação dos candidatos é a publicada nesta sexta-feira, 24 de junho de 2022, e as listas de chamadas seguirão essa ordem.

A chamada pública, se ocorrer, está prevista para o dia 12 de julho. Por isso, os candidatos precisam ficar atentos ao site ingresso.ifrs.edu.br.