Primeira Feira Brasileira de Jovens Cientistas online é aberta a estudantes e egressos do Ensino Médio

Jovens cientistas do Brasil têm encontro marcado! Dias 26 a 28 de junho de 2020 ocorre a primeira edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), evento online, pré-universitário e idealizada por estudantes do país, incluindo a premiada e egressa do IFRS Juliana Estradioto.

As inscrições vão até dia 26 de abril e devem ser realizadas no site oficial do evento, no qual é possível acessar o regulamento de participação. A inscrição tem uma taxa, mas é possível solicitar gratuidade. A iniciativa é aberta a estudantes de Ensino Médio, de cursos técnicos de nível médio ou formados no Ensino Médio há no máximo um ano (que não estejam cursando nenhum curso superior). Podem se inscrever participantes que já tenham pesquisas ou jovens interessados em ciência, mas que ainda não desenvolvam projetos científicos.

Os projetos apresentados vão concorrer a prêmios como credenciais para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS) 2021, na Grécia, e para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul. Além disso, os trabalhos terão o reconhecimento de instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC). Já a maratona de inovação terá uma premiação surpresa para os times que se destacarem.

A cientista brasileira Marcia Barbosa será uma das palestrantes do evento. Neste ano, ela foi mencionada pela ONU Mulheres com uma das sete cientistas que moldam o mundo. Outros nomes confirmados são: Mariana Rau, biotecnologista e coordenadora de projetos no Instituto Cientista Beta; Michelle Brito, primeira colocada em Matemática na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec – uma das maiores feiras científicas da América Latina); e Franciny Reichert, medalhista de bronze e ganhadora do prêmio de melhor pôster na International Conference of Young Scientists.

Juliana destaca que o evento tem como propósito integrar, desenvolver, conectar e valorizar o potencial dos jovens cientistas e o impacto de seus projetos: “Nosso intuito é facilitar o acesso a oportunidades científicas aos estudantes de Ensino Médio, além de fomentar a produção científica no Brasil. Nós sabemos como os IFs têm projetos de extrema qualidade e queríamos agregar mais estudantes da Rede Federal. Sem falar que, diante do atual cenário que estamos vivenciando, a feira virtual tem a capacidade de incentivar e reforçar o engajamento de jovens e estimular a criatividade na realização de suas pesquisas.”

Texto com informações da assessoria de comunicação do Conif