Geral
Período para pedir gratuidade da inscrição para o Enem 2025 começa dia 14 de abril
O IFRS utiliza a nota do Enem para preencher 20% das vagas dos cursos superiores de graduação e técnicos subsequentes ao ensino médio
O período para solicitar a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será de 14 a 25 de abril de 2025. O prazo também valerá para as justificativas de ausência na edição de 2024, no caso de quem faltou nos dois dias de aplicação da prova.
Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login do gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
– Matriculados no terceiro ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
– Quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possua renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
As datas de realização do exame ainda não foram divulgadas.
Informações completas sobre isenção e justificativa do Enem podem ser conferidas no Edital 18/2025.
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a cada processo seletivo, 20% das vagas dos cursos superiores de graduação e técnicos subsequentes ao ensino médio, são preenchidas pela nota do Enem.
Cronograma do Enem
Solicitação de gratuidade/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações gratuidade/Justificativa de ausência: 12 de maio
Período de recursos: 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos: 22 de maio
Com informações do MEC e do Inep