PDI 2024/2028 – Estudantes e servidores podem contribuir na construção do documento

A oferta de cursos, a infraestrutura, a gestão de pessoas, o planejamento estratégico e as finanças do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) serão discutidos pela comunidade acadêmica durante este ano de 2023. Esses são temas dos capítulos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que passarão por uma revisão. O PDI é o documento que orienta os próximos passos do IFRS, por isso é importante que toda a comunidade participe.

Cada um dos assuntos é de responsabilidade de uma comissão temática, formada por servidores de diferentes unidades. No mês de março, essas comissões trabalharam na elaboração de seus planos de trabalho para o ano. Os documentos contêm previsão de ações a serem desenvolvidas, objetivos, metas e prazos. Agora, os planos de trabalho serão aprovados pela Comissão Central do PDI e publicados no site.

As atividades nos campi e na Reitoria devem começar ainda no mês de abril. Para saber mais, acompanhe o site do Plano de Desenvolvimento Institucional. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Saiba qual o papel de cada comissão
Comissão Central – Organiza e valida a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Comissões temáticas – Orientam a construção de cada capítulo do PDI que será atualizado. São cinco: de Planejamento Estratégico; da Oferta de Cursos e Vagas; de Infraestrutura; de Gestão de Pessoas e Organização Administrativa; de Sustentabilidade Financeira.

Comissões locais – Promovem as discussões e obtêm contribuições nas unidades do IFRS. São 18, uma em cada campus e uma na Reitoria.

Sobre o PDI:
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) identifica e orienta os próximos passos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É a partir das definições do PDI que o IFRS vai atuar para cumprir a sua missão e atingir seus objetivos. Além disso, o Plano é obrigatório por lei e uma importante ferramenta de gestão.

Devido ao impacto do contexto da pandemia de Covid-19 nas ações propostas no PDI 2019-2023, o Conselho Superior do IFRS (Consup) aprovou a prorrogação do documento com a revisão de cinco capítulos: Perfil Institucional; Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas; Infraestrutura; Organização; e Gestão de Pessoal e Capacidade e Sustentabilidade Financeira. Haverá revisão também dos indicadores e a definição de metas institucionais.