Núcleo de Ações Afirmativas promove diálogo sobre as cotas raciais

O Núcleo de Ações Afirmativas do IFRS – Campus Vacaria (NAAF) promoveu, na tarde de ontem, uma conversa sobre a importância da política de cotas. A assessora de relações étnico-raciais do IFRS, Marlise Paz, dialogou com os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados a respeito do tema. A ministrante fez uma retomada histórica sobre os processos de exclusão sofrida pelos negros no Brasil, os reflexos disso na educação e a evolução das políticas públicas na área.

Em torno do senso comum disseminado sobre o assunto, Marlise explicou que a reserva de vagas não se refere “ao potencial dos candidatos, mas sim a oportunidades para eles”. A conversa, mediada pelo professor do IFRS, Diogo Borsoi, contou com ampla participação dos estudantes presentes, bem como outros professores e alguns servidores técnico-administrativos, que tiveram a oportunidade de expor os mais diversos pontos de vista a respeito do assunto.

Após o diálogo, o estudante Ítalo Rossi realizou uma apresentação musical para os presentes.