Início do conteúdo

Licenciaturas em Pedagogia realizaram I Encontro Virtual


Entre os dias 6 a 9 de julho de 2020 ocorreu o I Encontro das Licenciaturas em Pedagogia do IFRS. A atividade foi organizada pelas coordenações dos cursos de Pedagogia dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria. O objetivo principal do evento foi o de integrar, articular, trocar e divulgar as experiências dos cursos entre servidores (docentes e técnicos em assuntos educacionais), discentes e a comunidade externa. Ainda, buscou refletir sobre a formação docente e os desafios que perpassam a área da Pedagogia no contexto atual. O encontro foi transmitido pelo canal do Programa Indissociável do Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão_LaDEPEX do campus Vacaria no YouTube  e pelo Facebook (na página do evento). Os encontros ocorreram no horário das 19h às 21h30min e contaram com 340 participantes de todas as regiões do país e também do exterior.  Todas as noites do Encontro foram marcadas por apresentações culturais realizadas por discentes, docentes e convidados: na primeira noite, Karin Santiago, estudante do campus Alvorada apresentou o poema “Genocídio”; os professores do campus Farroupilha apresentaram vídeo com a leitura de trechos do livro “A utilidade do inútil”, de Nuccio Ordine; a professora Laura Cristina Noal Madalozzo, do campus Vacaria, cantou ao vivo com a participação especial do seu filho Henrique, a música “Dias Melhores” trazendo uma mensagem de esperança; e para encerrar, a estudante Lucimara da Silva dos Santos, do campus Bento Gonçalves, com a participação no violão de Marina Martins, da Cia. Teatral Artistas no Palco, apresentou uma coletânea de excertos de obras de Paulo Freire. Também, teve à disposição o trabalho realizado, em duplas, pelas intérpretes de Libras do campus Alvorada: Karina Chaves de Lima, Luciana Munhoz Vargas Oliveira, Angélica Santos e Juliana Beppler. As gravações dos quatro dias do evento estão disponíveis nas páginas de transmissão do evento, informadas acima.

 

 

Na segunda-feira, 6 de julho, sob a mediação da professora Adriana Ferreira Boeira, coordenadora do curso de Pedagogia de Vacaria, o evento contou com a fala de abertura do reitor do IFRS, professor Dr. Júlio Xandro Heck, que fez uma saudação inicial e apresentou a estrutura do Instituto, seus princípios e perspectivas institucionais. Na sequência foram apresentados os diretores gerais dos campi de Alvorada, professor Fábio Azambuja Marçal, de Bento Gonçalves, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, de Farroupilha, professor Leandro Lumbieri,  e de Vacaria, professor Gilberto Luiz Putti. Cada diretor apresentou um breve histórico de seu campus, contexto, estrutura e características mais gerais que configuram a particularidade de cada município, destacando a importância dos cursos de licenciatura, sobretudo, da Pedagogia. Após as apresentações, houve espaço para perguntas, registradas pelos participantes nos chats de conversação das plataformas do YouTube e Facebook, com o intuito de proporcionar um diálogo com os convidados da noite.

 

 

Na terça-feira,  7 de julho, sob coordenação da professora Dra. Melina Chassot Benincasa Meirelles, foram apresentados os cursos de Pedagogia do IFRS. O encontro teve início com a apresentação do campus Farroupilha na fala da professora  Dra. Melina Chassot Benincasa Meirelles, na sequência foram apresentados os cursos de Pedagogia do campus Alvorada pela professora Dra. Danielle Santos Azevedo, o curso de Pedagogia do campus Bento Gonçalves pelo professor Dr. Henri Luiz Fuchs, e por fim o curso de Pedagogia do campus Vacaria pela professora Dra. Adriana Ferreira Boeira. Após as apresentações, os painelistas responderam perguntas feitas pelos participantes.

Na quarta-feira, 8 de julho, sob coordenação da Professora Dra. Danielle Santos Azevedo, coordenadora do curso de Pedagogia do campus Alvorada, foram apresentados os cursos de Pedagogia pelos estudantes Robson Gawlinski Cunha,  Jéssica Sabrini Froes, Camila Bortolotto e Volmir Boeira Tessaro, dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria, respectivamente. Também, ao final das apresentações, os painelistas responderam perguntas enviadas pelo chat do YouTube e do Facebook.

Na quinta-feira, 9 de julho, o último dia de evento ocorreu sob a coordenação do professor Dr. Henri Luiz Fuchs.  Nesta noite foram compartilhadas reflexões acerca dos desafios da profissão do pedagogo e da formação docente através das lentes da pedagoga e professora  Roberta Pertile (egressa do curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Bento e docente na Rede Municipal de Bento Gonçalves) e com a professora universitária Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande – FURG).  Em seguida, as convidadas responderam algumas das perguntas registradas pelos participantes no chat.

A partir das avaliações realizadas no final de cada noite de trabalho, assim como no decorrer do evento, muitos foram os pedidos de novas edições do I Encontro das Licenciaturas em Pedagogia do IFRS. A Comissão Organizadora tomou como positivo o retorno obtido pelos discentes, docentes e comunidade externa presentes no evento. O objetivo proposto foi alcançado de forma surpreendente dentro do atual cenário de pandemia e isolamento social em que estamos submersos. O presente Encontro não apenas apresentou a Instituição do IFRS para a comunidade externa, como também proporcionou momentos de integração e interlocução entre os campi, em especial entre os envolvidos com os Cursos de Licenciatura em Pedagogia. Possibilitando assim a realização de novas parcerias e projetos intercampus. Caberá às coordenações dos cursos de Pedagogia dar continuidade a esse evento pioneiro no IFRS em tempos de pandemia e isolamento social e que requerem novas formas de integrar, estabelecer contatos e aprender juntos.

A comissão organizadora agradece a participação de todos àqueles  que possibilitaram a realização deste Evento, participantes e convidados. Em tempos difíceis como esses, assolados pela pandemia de Covid-19, de ansiedade, de reflexão e de superação das angústias e sofrimentos que o isolamento social tem provocado em todo o planeta. Acreditamos que o I Encontro de Licenciaturas em Pedagogia do IFRS foi um espaço de reflexão que demonstrou o quanto a educação é potente, sendo a escola um lugar de produção de novos amanhãs, de um contexto construído no coletivo da comunidade escolar formada por professores, gestores, familiares e estudantes que acreditam em um mundo de mais diálogo e aprendizado.

 

Divulgação da comissão organizadora do evento

Fim do conteúdo