Lançado o processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS

Em seminário ocorrido nesta terça-feira, 20 de março de 2018, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves, foi lançado o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que norteará as ações institucionais para o período de 2019 a 2023 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Na oportunidade, foi realizada a mesa-redonda “PDI como instrumento de Gestão”, com a presença dos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC), Andrei Zwetsch Cavalheiro; e Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer. Eles explanaram sobre os processos de construção do documento e sobre a responsabilidade de se ter um Projeto de Desenvolvimento Institucional efetivo, que contemple todos os princípios da instituição. Conforme defendeu Cavalheiro: “Quanto maior a crença dos gestores na importância do PDI, maior a probabilidade de ele se tornar uma efetiva ferramenta de gestão”. O seminário de lançamento contou com a presença de 76 inscritos. As atividades continuam até quarta-feira, 21 de março, com discussões temáticas.

A mesa de abertura das atividades foi composta pelas seguintes autoridades: o reitor substituto do IFRS, José Eli Santos dos Santos; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Shana Sabbado Flores; a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber; o pró-reitor adjunto de Ensino, Rodrigo Schröer; a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; e o diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim.

Sobre o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um dos principais documentos que norteiam os rumos do IFRS. Contém objetivos e metas planejados para instituição para um período de cinco anos, bem como o planejamento de estratégias e ações para atingi-los. Questões como oferta de cursos e vaga, infraestrutura e organização de pessoal passam pelo PDI.