Início do conteúdo

Laboratório de Fitossanidade dispõe de serviços voltados à comunidade externa


O Campus dispõe, por meio de laboratório voltado à manutenção da saúde das plantas, de serviços que podem auxiliar produtores rurais e entidades ligadas ao setor agrícola.

O IFRS – Campus Vacaria conta, em sua estrutura, com laboratório para pesquisas e práticas voltadas à área de Fitossanidade. Apesar de ser uma área não muito conhecida pelo grande público, desempenha uma função muito importante: tratam-se de estudos relacionados à proteção de plantas do ataque de insetos pragas, doenças provocadas por fungos, bactérias e danos causados pela convivência entre plantas daninhas e culturas agrícolas.

Com o laboratório são disponibilizados recursos tecnológicos e didáticos que, além de beneficiarem os estudantes de instituição (com a realização de aulas práticas e trabalhos de ensino e pesquisa), podem contribuir com a comunidade externa. São eles: microscópio lupa, armadilhas de captura e monitoramento de pragas, armários para abrigar coleções de insetos e plantas, estufa de secagem e câmara de germinação B.O.D. (a qual, além de possuir controle de temperatura, possibilita simular o dia e a noite, realizando diversos trabalhos de pesquisa como a germinação de sementes, cultivos de plantas, criação de insetos, manutenção de colônias de micro-organismos).

Ensino, pesquisa e extensão

O laboratório começou a funcionar em julho de 2018 com o objetivo de prestar apoio a diversas atividades e demandas da comunidade interna e externa. Isso inclui: aulas práticas das disciplinas relacionadas à fitossanidade e culturas anuais (soja, milho e trigo); oficinas e cursos; desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa relacionado à fitossanidade; confecção e alojamento de insetários e herbários (coleções didáticas de insetos e plantas). Os serviços oferecidos à comunidade externa são: identificação dos principais insetos pragas agrícolas, monitoramento de insetos pragas de culturas anuais (soja milho e trigo); manejo do nematoide das galhas Meloidogyne sp. na cultura da soja; manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas na produção de grãos (soja, milho e trigo); espaço para oficinas e cursos de formação com turmas de no máximo 20 pessoas.

Como a comunidade pode ter acesso aos serviços

Os serviços de fitossanidade direcionados à comunidade externa são voltados para produtores rurais e entidades ligadas ao setor agrícola que queiram desenvolver projetos de pesquisa. Os interessados podem entrar em contato como o professor e engenheiro agrônomo Rafael Negretti pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone do campus (54) 3231-7400.

Fim do conteúdo